Atividades

Reflexões sobre o jazz como instrumento de criação política e de experimento estético.

Curso Presencial
Black Music - Free Jazz e consciência negra

Voltar para o início Black Music - Free Jazz e consciência negra

Programa

Aborda o processo que envolveu a tradução e a recepção da obra Black Music: free jazz e consciência negra (1959-1967), de Amiri Baraka (LeRoi Jones), em solo brasileiro, colocando em diálogo com produções locais contemporâneas, que tem o jazz como instrumento de criação política e de experimento estético.

O livro é composto por ensaios, resenhas, entrevistas, encartes, crônicas e impressões pessoais publicados entre 1959 e 1967, em que Amiri Baraka retrata a florescente cena do free jazz. Figura central e unificadora do movimento Beat nos anos 50 e Black Power nas décadas seguintes, Baraka lança mão de uma linguagem elétrica e furiosa que reflete a liberdade de improvisação do free jazz para deixar claro que essa música só pode ser compreendida como parte de um conjunto de experiências, que ao longo do século XX, moldaram uma nova consciência do que significava ser negro nos Estados Unidos.

Atividade em parceria com sobinfluencia edições.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Nathalia Grilo

Nathalia Grilo

Atua nas áreas da cultura, das artes, da produção, educação, escrita e pesquisa. Atua como curadora de narrativas no estúdio e no pavilhão do artista Maxwell Alexandre, e é curadora na HOA Galeria. Idealizou, produziu e é curadora dos festivais Ayó Encontro Negro de Tradição Oral e Festival Instrumental Mulambo Jazzagrario e assina o prefácio do livro Black Music - free jazz e consciência negra - 1959-1967, pela sobinfluencia edições.

(Foto de Nti Uirá)

Rodrigo Corrêa

Rodrigo Corrêa

Historiador de formação, co-fundador da sobinfluencia edições e idealizador do Balanço e Fúria, projeto dedicado a especular as relações entre música e política no decorrer da história. Desde 2019 desenvolve pesquisa e prática voltada para o campo da cultura política visual, como produção de cartazes, periódicos, suportes como colagem e produções analógicas.

(Foto de Fábio Silva)

Data

19/02/2025 a 19/02/2025

Dias e Horários

Quarta, das 19h às 21h

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/1, até o dia 19/2.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora