Atividades

O racismo nas cidades e a ocupação da terra

Curso On-Line
Branquitude, necropolítica e luta pela terra

Voltar para o início Branquitude, necropolítica e luta pela terra

Programa

O curso apresenta algumas abordagens acerca da importância das relações raciais na vida social e na organização das cidades, com enfoque na literatura de/pós-colonial. O percurso passa por pensar as relações sociais são racializadas e buscaremos entender a raça como constructo social investigando como o componente racial enquanto anti-negritude foi fundamental no colonialismo, na escravidão e na relação com a terra, instaurando desigualdades. Por fim, serão apresentadas outras epistemologias, isto é, modos de produzir conhecimento e de habitar a terra que desafiam a necropolítica, como o quilombismo e o afrofuturismo.

Aula 1: Colonialismo, racismo e usurpação de terra
Aula 2: Branquitude, capitalismo e os corpos incolores
Aula 3: A necropolítica das remoções
Aula 4: Quilombismo, movimento negro e afrofuturismo

Esta atividade faz parte do projeto institucional "Do 13 ao 20: (Re)Existência do povo negro".

OBS: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/6, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Stella Zagatto Paterniani

Stella Zagatto Paterniani

Doutora em Antropologia Social pela UnB, com período sanduíche na Universidade de Cape Town, na África do Sul. É mestra e graduada pela UNICAMP. Tem feito pesquisas com pessoas que lutam por um lugar para morar e se dedicado a pesquisar o racismo nas cidades e nos estudos urbanos; a branquidade; o pensamento negro; epistemologias negras e feministas e seus desafios a enquadramentos modernos; e o afrofuturismo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

06/07/2020 a 27/07/2020

Dias e Horários

Segundas, 15h às 17h.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas.

Local

Em Casa

Valores

Grátis