Curso On-Line
Brasil - Entre o Hemisfério Ocidental e o Sul Global
Voltar para o início

Programa
A Política Externa Brasileira vive um dilema que, em determinados momentos, surge como oportunidade, e em outros, se apresenta como impasse. Ser uma das lideranças do Hemisfério Ocidental entre as Américas e o Atlântico; ou assumir uma posição de liderança entre os emergentes e os países do Hemisfério Sul?
Sendo um país participante dos principais fóruns e signatário dos mais importantes tratados internacionais, o Brasil assume um compromisso de liderança de duas naturezas. De um lado, dentre as grandes democracias liberais contemporâneas, o que o coloca diante de compromissos políticos mais próximos aos de países da América do Norte e Europa Ocidental. De outro, como uma referência na condução do desenvolvimento econômico dos países emergentes, o que o coloca em proximidade com os seus vizinhos do Hemisfério Sul, e potências do Leste.
No entanto, os impasses e o acirramento de disputas entre estes dois blocos de países impactam no modo em que a sociedade brasileira se enxerga perante as demais. Como o país poderá se apresentar diante de tais desafios? É preciso estabelecer as bases de um projeto de democracia, mas que contemple a Soberania dos emergentes. Estarão as elites brasileiras preparadas para compreender a importância do atual momento?
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Fábio Metzger
Jornalista, sociólogo. Doutor em Ciência Política pela USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
16/10/2023 a 30/10/2023
Dias e Horários
Segundas, 15h30 às 17h30.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 27/9, até o dia 14/10.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Microsoft Teams