Brasilidades leste-asiáticas: representações, interseccionalidades e geopolítica
Voltar para o início
Programa
O ciclo de palestras “Brasilidades Leste-Asiáticas” tem como objetivo refletir sobre a geopolítica das representações culturais da Ásia no Brasil, principalmente a dos países do Extremo Oriente (China, Taiwan, Japão, Okinawa, Coreia do Sul e Coreia do Norte). Essas representações alimentam o imaginário a partir do qual acontecem os processos de identificação de sujeitos descendentes da diáspora asiática no país, frequentemente interpelados por uma alteridade radical.
Os discursos e insurgências sobre as culturas nacionais e as intersecções entre nação, raça, gênero, classe, sexualidade e geopolítica tornam-se, nesse sentido, centrais na constituição das identidades e possibilidades de reconhecimento integral desses sujeitos como pertencentes à sociedade brasileira.
Os palestrantes convidados são pesquisadores, artistas e ativistas de ascendência leste-asiática que têm refletido e atuado na direção de desconstruir estereótipos e reconfigurar o imaginário sobre a Ásia no Brasil.
20/08/2018 - Introdução ao Ciclo Brasilidades Leste Asiáticas: representações, interseccionalidades e geopolítica.
Com Vitoru Kinjo.
22/08/2018 - Feminismo interseccional asiático
Com Caroline Ricca Lee e Laís Miwa Higa.
Mediação: Vitoru Kinjo.
27/08/2018 - Cultura, economia e geopolítica leste-asiática
Com Alexandre Uehara e Shu Changsheng.
Mediação: Vitoru Kinjo.
29/08/2018 - Vivências Asiáticas-Brasileiras LGBT
Com Rodrygo Tanaka e Julia Katharine.
Mediação: Vitoru Kinjo.
03/09 - “Outros japoneses”: experiência decasségui e identidades indígenas no Japão
Com Samara Konno e Gabriela Shimabuko.
Mediação: Vitoru Kinjo.
05/09 - Arte, mídia e representatividade
Com Leonardo Hwan e Ing Lee.
Mediação: Vitoru Kinjo.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Arte: Ing Lee)
Palestrantes

Alexandre Uehara
(Foto: Acervo Pessoal)

Caroline Ricca Lee
Artista interdisciplinar e fundadora da Lótus, ccoletivo feminista e centro de pesquisa na urgência de promover visibilidade, representatividade e inclusão de mulheres brasileiras de ascendência asiática na agenda feminista. Representou o movimento feminista asia?tico em diversos eventos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gabriela Shimabuko
Estudante de graduação em Ciências Sociais da Unesp Araraquara, colaboradora do Blog Outra Coluna e idealizadora do projeto Perigo Amarelo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ing Lee
Artista plástica, nascida em Belo Horizonte/MG, filha de pai norte-coreano e mãe brasileira. Graduanda do curso de Artes Visuais pela UFMG, seu trabalho e pesquisa gira em torno de sua identidade e influências da cultura de massas japonesa, além de elementos fundindo a Coreia do Norte, o kitsch e o ciborgue pós-industrial.
(Foto: Acervo Pessoal)

Julia Katharine
Atriz, roteirista e cineasta. Atuou e foi corroteirista de "Lembro Mais dos Corvos", de Gustavo Vinagre, pelo qual ganhou o Prêmio Helena Ignez, na Mostra de Cinema de Tiradentes.
(Foto: Acervo Pessoal)

Laís Miwa Higa
Mestra em Antropologia Social pela USP, doutoranda em Antropologia Social pela mesma Universidade. Pesquisadora do NUMAS-USP e do Núcleo de Etnohistória da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Leonardo Hwan
Formado em Cinema pela FAAP, dirigiu curtas-metragens e webséries e é um dos criadores do canal de youtube, Yo Ban Boo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rodrygo Tanaka
Mestre e doutorando pela USP, trabalha hoje com ensino e tradução da língua japonesa. Convergindo as suas atividades como pesquisador, educador e indivíduo LGBT, criou em 2015 a página Asiáticos pela Diversidade para tentar oferecer mais visibilidade à comunidade asiática LGBT e no ano de 2017 fundou o Grupo de Estudos Asiáticos pela Diversidade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Samara Konno
Mestra em Estudos Culturais pela USP. Trabalha com os temas de imigração, etnicidade, Okinawa, Japão e religião.
(Foto: Maria Esther Franklin)

Shu Changsheng
Doutor em História pela UFF (2002). Professor em Literatura Moderna Chinesa do DLO/FFLCH/USP. Autor do livro "A História da China Popular do Século XX"Editora FGV, 2011.
(Foto: Acervo Pessoal)

Vitoru Kinjo
Cantor, compositor e pesquisador. Doutor em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela Unicamp. Co-fundador da SAMAUMA Residência Artística Rural, lançou seu primeiro disco KINJO em 2017 pelo selo Matraca Records/YB Music.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
20/08/2018 a 05/09/2018
Dias e Horários
Segundas e Quartas, 14h30 às 17h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.