Curso Presencial
Brasis em disputa: Identidades e antagonismo
Voltar para o início
Programa
O Brasil passa por um processo de embates políticos que colocou novos personagens da esfera pública nas últimas décadas o que teve como consequência uma reconfiguração das forças políticas protagonistas da disputa em âmbito nacional, tanto democráticos quanto antidemocráticos. Desde a emergência desses movimentos reacionários/conservadores em diversos país, inclusive no Brasil, a democracia passou a ser atacada, especialmente em sua diversidade e princípios de igualdade e liberdade política e social.
Enquanto um lado reivindica e atua radicalmente a favor da "tradição", dos "bons costumes", do conservadorismo e de políticas de austeridade que visam antes de tudo um maior benefício de "individualidades", diversos agentes buscam se articular em torno de identidades coletivas de reconhecimento, igualdade, liberdade e direitos contra privilégios históricos do primeiro grupo.
Ambos os grupos estão conquistando espaços e representatividade na política institucional, através de lideranças de suas diferenças, com candidatas feministas, transgênero, trabalhadores precários, lideranças negras e populares.
Ainda assim, a desigualdade entre as diferenças e seus inimigos reacionários ainda é considerável, seja pela capacidade e possibilidade de alcance midiático mais favorável ao conservadorismo, seja pelas dificuldades de articulação entre representantes e representadas. Neste contexto, após duas décadas de democracia pautada pela Constituição Cidadã no Brasil, a ferida aberta pelo impeachment de Dilma Rousseff e ascensão de um movimento político autoritário, o Brasil passa por um processo de intensificação da disputa pelo sentido e princípios nacionais que precisam ser compreendidos tanto na sua universalidade quanto nos seus particularismos.
Para avançar neste debate é preciso fazer um processo de desconstrução dos grandes movimentos protagonista dessa disputa, notadamente progressistas e extrema-direita, para além de suas principais lideranças, entendendo as principais identidades políticas articuladas em torno delas e seus principais antagonistas: mais estado x menos estado; agronegócio x meio-ambiente, povos originários e grandes cidades; neopentecostalismo e machismo x diversidades; classe média e elites x pobres; nacionalismo e militarismo x sociedade civil; individualidade possessiva x comunidade plural; em suma, "povo" democrático x "povo" autoritário.
Portanto, este processo de disputa intenso coloca o desafio de compreender e debater as características individuais desses grupos, tanto à direita quanto à esquerda, em suas especificidades, mas também em sua articulação em movimentos que tem como objetivo uma posição hegemônica de estabelecimento do sentido de "Brasil" no qual a maioria das cidadãs e cidadãos são diretamente afetados no cotidiano.
Dessa forma, esse curso propõe apresentar e debater o contexto geral social e político do Brasil contemporâneo em torno de campos e segmentos de destaque na política institucional, na sociedade civil e na opinião pública nacional.
18/02 - Encontro 1: Apresentação: Nas ruínas do neoliberalismo: entre individualidade e comunidade;
25/02 - Encontro 2: Campo x Cidade: Agronegócio e Ambientalismo, povos originários e "ONGs";
11/03 - Encontro 3: Cidade x Campo: progressismo x conservadorismo cultural;
18/03 - Encontro 4: Sobre o Estado: Liberdade e Igualdade;
25/03 - Encontro 5: Possibilidades de Brasis: qual o novo vai nascer?
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
Claudio Luis de Camargo Penteado
Professor da UFABC. Cientista social formado pela USP, com especialização em Teoria da Comunicação (Fundação Cásper Líbero, São Paulo). Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP e doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP. É pesquisador do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP - PUC/SP), no qual participa de pesquisas de projetos temáticos FAPESP sobre política e as novas tecnologias.
(Foto: Acervo Pessoal)
Paulo Roberto Elias de Souza
Data
18/02/2025 a 25/03/2025
Dias e Horários
Terças, das 15h às 18h. Exceto dia 4/3
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/1, até o dia 18/2.
Enquanto houver vagas.