Curso Presencial
Brasis em disputa: Identidades políticas conservadoras no Brasil
Voltar para o início

Programa
O objetivo deste curso é apresentar o contexto social, político e econômico do Brasil contemporâneo e debater os desafios em um contexto de crises hegemônicas e disputas entre visões do mundo radicalmente distintas, notadamente a progressista e a de extrema-direita através de suas identidades políticas constituídas e seus discursos mobilizadores.
Para tanto, esse extenso curso está dividido em módulos temáticos que buscarão abordar as principais questões políticas, culturais e sociais colocadas no debate público atual a partir de uma perspectiva pós-estruturalista que tem na identificação das agendas prioritárias e nos discursos por essas mobilizadas a possibilidade de identificação de uma universalidade a ser estabelecida em um contexto específico.
O objetivo deste primeiro módulo cujo tema é "Identidades políticas conservadoras no Brasil hoje" é apresentar, debater e descrever as principais identidades políticas conversadoras do Brasil na atualidade.
Forças constituídas em torno de princípios comuns de antagonismo a ideias liberais e progressistas e cosmopolitas, as identidades conservadoras de maior relevância em nosso embate político e que foram centrais para a relevância de movimentos políticos conservadores e de extrema-direita recentemente tem origens e princípios particulares de autoafirmação no campo moral em contraposição a grupos que consideram ameaças ao seu status quo seja ele de gênero e sexualidade, religioso ou de classe social.
Quais os fundamentos dessas identidades em sua especificidade? Quais são as suas principais demandas? Quem e como são construídas as imagens de seus antagonistas? Quais são seus principais discursos políticos de mobilização? Essas são algumas das questões que se pretende responder ao longo dos cinco encontros desse módulo a partir de uma abordagem pós-estruturalista da Teoria do Discurso de Essex.
Encontro 1: Apresentação - Identidades políticas "não-convencionais";
Encontro 2: Tipo ideal reacionário: a masculinidade em xeque;
Encontro 3: Classe média: identidade em deslocamento?
Encontro 4: Neopentecostalismo e política: é possível ser democrático?
Encontro 5: Nacionalismo e militarismo: forjando uma identidade nacional.
Com: Paulo Roberto Elias de Souza.
Convidado: Ricardo Neves Streich
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Paulo Roberto Elias de Souza

Ricardo Neves Streich
Data
12/06/2023 a 10/07/2023
Dias e Horários
Segundas, 15h às 17h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 12/6.
Enquanto houver vagas.