Atividades

Palestra aborda o dia a dia de pequenos cacauicultores da ilha do ingapijó, Vila Quilombola e Ribeirinha de Mangabeira-PA

Curso Presencial
Cacau da Amazônia: da amêndoa ao chocolate

Voltar para o início Cacau da Amazônia: da amêndoa ao chocolate

Programa

A nutricionista, chef de cozinha, pesquisadora, chocolate maker e presidente do Instituto Laurinda Amazônia mostra o dia a dia de pequenos cacauicultores da ilha do ingapijó, área de várzea da Amazônia Paraense, na Vila Quilombola e Ribeirinha de Mangabeira-PA e propõe uma reflexão sobre a agricultura familiar e o trabalho destes povos tradicionais na Amazônia.

Eles detêm ricos saberes e fazeres que precisam ser salvaguardados. A reflexão versa sobre o trabalho árduo de pequenos cacauilcultores e suas tradições de ancestralidade, compartilhando saberes desde a produção artesanal da polpa do cacau no tipiti (artefato construído de palha de jacitara e usado pelos ribeirinhos e quilombolas).

A produção da massa de cacau no pilão e o preparo de geleia e licores são temas da palestra. Abordam-se ainda as etapas de beneficiamento do cacau para a obtenção do seu produto de maior valor agregado, o chocolate. Ela conta como idealizou o projeto de chocolataria em Mangabeira-PA e criou o chocolate Sabores Ribeirinhos como estratégia de encurtamento da cadeia produtiva e valorização dos cacauicultores de sua comunidade quilombola e ribeirinha.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Jane Glebia

Jane Glebia

Nutricionista com especializações em Fitoterapia Clínica e Plantas Medicinais, Cozinha Brasileira e Cozinheiro Chefe Internacional. Professora universitária dos cursos de graduação em Nutrição e Gastronomia em São Paulo. Fundadora, mantenedora e presidente do Instituto Laurinda Amazônia na Comunidade Quilombola de Mangabeira-PA. Membra da Horizonte Comunicação e da ABFIT (Associação Brasileira de Fitoterapia).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

06/02/2023 a 06/02/2023

Dias e Horários

Segunda, 15h à 17h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 26/1, até o dia 4/2.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora