Caligrafia dos Gestos: A Literatura e a Moda
Voltar para o início
Programa
O que a literatura e a moda possuem em comum no processo de criação e na investigação do pensamento?”. Apoiando-se nos romances e nos contos de escritores como Virginia Woolf, Marcel Proust, José de Alencar, Machado de Assis, Marina Colasanti, e nos textos de Ovídio, Homero e Hesíodo, as aulas costuram uma relação entre a Literatura e a Moda, a partir do ponto de vista da Filosofia, com as análises de Walter Benjamin, Charles Baudelaire, Gilles Lipovetsky, Michel Foucault, Richard Sennet e Roland Barthes. Com linguagem híbrida, transitando entre a diversidade de narrativas e literalidades, o curso traça uma possível relação entre o costurar - tradição material - com o ato de narrar e contar histórias - tradição oral - como transformação e escrita de si – tradição afetiva - criando uma “caligrafia dos gestos”, no indivíduo durante o trabalho do narrar e do tecer.
No dia 11/11, quarta-feira, haverá aula-visita sobre moda, indumentária e narrativa com o chapeleiro Eduardo Laurino, no Acervo de Figurinos do Theatro Municipal de São Paulo (Rua Pascoal Ranieri, nº 75, Bairro do Canindé).
Arte: Eduardo Laurino
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Brunno Almeida Maia
Doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa sobre Moda e arquitetura. Mestre em filosofia, ciências humanas e Teoria de Moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
(Foto: Keithy Alves)

Eduardo Laurino
Formado pela FASM (Faculdade Santa Marcelina), é chapeleiro. Assinou peças para desfiles da SPFW e do Fashion Rio, além dos acessórios de figurinos para inúmeros espetáculos teatrais e óperas.
Data
21/10/2015 a 11/11/2015
Dias e Horários
Quartas, 15h30 às 18h30