Caminhos e práticas na atuação social em territórios
Voltar para o inícioPrograma
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
O curso pretende discutir possibilidades e limites da ação social com base no conceito de território, e elaborar coletivamente perspectivas a partir dos posicionamentos sociais/funcionais de seus participantes.
Com base na reflexão inicial acerca do sujeito/organização que pretende atuar no âmbito territorial, e na identificação de suas expectativas e pretensões, a proposta é desenvolver oficinas de ludicidade e expressão e proporcionar debates e reflexão individual e coletiva para o reconhecimento de si e dos outros, com as respectivas lógicas e dinâmicas; e o enfoque de abordagens interativas e intersubjetivas para o desenvolvimento social.
Dirigido a profissionais, estudantes e representantes comunitários que atuam nos campos da educação, cultura, educação em saúde, meio ambiente e desenvolvimento social, com interesse e perspectivas de ação em territórios.
Conteúdos:
Território: histórico, conceitos e uso;
Limites para atuação em territórios: rótulos; apriorismo; riscos e fragilidades no agir intersubjetivo;
Condutas essenciais na superação de limites: agir comunicativo; escuta qualificada isenta de julgamento; colaboração; estranhamento; integração; diálogo com os atores sociais envolvidos; alteridade, entre outros;
Perspectivas da atuação em territórios: estratégias, experimentações, legados.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: H. Maglione 10 CC BY SA 3.0)
Palestrantes
Helena Singer
Socióloga, consultora do Centro de Referências em Educação Integral, é doutora pela USP, com pós-doutorado em Educação pela Unicamp.
(Foto: Divulgacao)
Valéria Rôças
Especialista em Saúde Coletiva pela ENSP, em gestão em saúde da família pela UERJ. Trabalhou como Odontóloga Sanitarista no Departamento Nacional do Sesc.
(Foto: Lara Róças)
Mauro Lopez Rego
Gestor de projetos sociais, engenheiro de comunicações pelo IME e arte-educador. Pós-graduado em gerência e planejamento de projetos pela UFAC e mestre em administração pela FGV Rio.
(Foto: Lara Róças)
Bibliografia
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Uma cidade a construir um mundo a reformar. (mimeo)
BOAL, Augusto, 2015. Jogos para atores e não atores. São Paulo: Cosacnaify e Edições Sesc.
COLIN, Elaine Cristina da Silva. Territorialidade e promoção da saúde: quando a gestão participativa faz a diferença.
D'ARAUJO, Maria Celina. CAPITAL SOCIAL.
EDMUNDO, Katia; NUNES, Nilza Rogéria de Andrade. 2014. Construção Compartilhada de Soluções Locais: guia de elaboração de projetos. Rio de Janeiro: CEDAPS.
FEUERWERKER, Laura Camargo Macruz. Cuidar em saúde.
JUSTO, Marcelo (org), 2010. In: Invenções Democráticas: A Dimensão Social da Saúde ed. Belo Horizonte : Autentica.
KUSMA, Solema Ziemer. Avaliação da efetividade de estratégias de promoção de saúde bucal: ferramenta de avaliação.
MERHY, Emerson Elias. Integralidade: implicações em xeque.
MOLL, J. et. all (org.), 2012. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. (Porto Alegre: Penso)
REIS, Ines Nascimento de Carvalho; SILVA, Ilda Lopes Rodrigues; UM, Julio Alberto Wong, 2014, Espaço Público na Atenção Básica de Saúde. Interface Comunicação Saúde Educação. I8 Supl2: 1161-1174.
ROÇAS, Valéria & REGO, Mauro Lopez, 2016. Conversa & Cura - desafiando e desfiando histórias, Rio de Janeiro: Editora Kiron.
SINGER, Helena (org.), 2015. Territórios Educativos - experiências em diálogo com o Bairro-escola. São Paulo: ed. Moderna, 2 volumes.
Data
22/06/2017 a 14/07/2017
Dias e Horários
Quintas e Sextas, 19h às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de maio às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.