Curso Presencial
Caminhos para a publicação de fotolivros: entre editoras, festivais e editais
Voltar para o início
Programa
É muito comum fotógrafas(os) produzirem interessantes séries ou ensaios fotográficos e pensarem "esse material daria um belo livro". Mas, ao mesmo tempo, se deparam com questões como: o que é necessário para publicar um livro de fotografia? O que é preciso fazer para publicar um fotolivro?
A proposta deste ciclo, conduzido por Luciana Molisani e José Fujocka que estão à frente da Lovely House (editora e casa de livros especializada em fotografia), é apresentar caminhos e possibilidades para a publicação de um fotolivro. Ao longo dos três primeiros encontros ambos abordam todas as etapas necessárias, passando pelos processos de edição e apresentação de um portfólio para editoras às possibilidades abertas em convocatórias, prêmios e festivais. No quarto encontro, Valdemir Cunha da Editora Origem aborda a escrita e apresentação de projetos fotográficos em editais públicos.
No último encontro, teremos uma grande mesa de debate com a participação dos editores: Valdemir Cunha (Editora Origem), Fabiana Bruno (Fotô Editorial), João Pedro Lima (Selo Turvo), além de Luciana Molisani e José Fujocka (Lovely House) que apresentam o trabalho desenvolvido por suas editoras na área da fotografia, comentam suas escolhas editoriais e debatem o atual cenário do mercado de fotolivros no país.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Lovely House - Divulgação)
Palestrantes
Fabiana Bruno
Luciana Molisani
Graduada em artes visuais (FAAP-SP), editora e desenhista gráfica da Lovely House. É uma das idealizadoras da IMAGINÁRIA_Festa do Fotolivro e fez parte da curadoria da exposição Constelações Latinas – encontros em fotolivros. Assinou o projeto gráfico e conquistou o prêmio Jabuti em 2011 e 2014 pelas obras Miro, artesão da luz (fotografia) e Maquiagem – Marcos Costa (capa).
(Foto: Keiny Andrade)
José Fujocka
Iniciou sua carreira como fotógrafo e artista visual. Nos últimos 20 anos dedicou-se à pós-produção de imagens publicitárias e artísticas. Ganhou diversas bolsas de estudos e prêmios de artes visuais, entre eles a “Bolsa Vitae de Artes”, “Marc Ferrez” e o prêmio “Esso de Jornalismo”. É sócio-fundador da Lovely House e idealizador e produtor da IMAGINÁRIA_Festa do Fotolivro.
(Foto: Keiny Andrade)
Valdemir Cunha
Jornalista, fotógrafo documental e publisher da Editora Origem, especializada em publicação de livros de fotografia. Atuou durante 25 anos no mercado editorial nas empresas Editora Azul, Editora Abril e Editora Peixes como editor de fotografia e Editor Executivo das revistas Os Caminhos da Terra; Viagem e Turismo e Próxima Viagem. Tem 27 livros publicados com temática ligada à geografia humana e populações tradicionais do Brasil.
(Foto: Lígia Fernandes)
João Pedro Lima
Cofundador da editora Selo Turvo. Designer e artista visual. Já participou de exposições nacionais e internacionais. Publicou em 2021 seu primeiro fotolivro "Contranatura", projeto que foi finalista do prêmio Zum/IMS. A publicação faz parte do estudo de casos da plataforma britânica SPP Network. Seu trabalho integra coleções particulares e públicas como Instituto Moreira Salles, San Telmo Museoa e Biblioteca Mário de Andrade.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
25/09/2024 a 09/10/2024
Dias e Horários
25/9, 27/9, 2/10, 4/10 e 9/10 Quartas e sextas, 19h às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/8, até o dia 25/9.
Enquanto houver vagas.