Atividades

Qual a relação entre música e política nos Estados Unidos?

Canto em Marcha: música folk e direitos civis nos EUA

Voltar para o início Canto em Marcha: música folk e direitos civis nos EUA

Programa

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

A relação entre música e política se constituiu como uma questão relevante na história do país ao longo do século XX, sobretudo no que toca à música folk, que se tornou um objeto controverso de estudo da cultura nacional.

Após a Segunda Grande Guerra, entre 1945 e 1960, ocorreu a emergência dos Estados Unidos como a nação hegemônica entre os países do ocidente, seguida da veiculação de um discurso democrático que encontrava seu limite em uma sociedade segregada e desigual.

Neste momento, as lutas pelos direitos civis das minorias, antes balizadas em ações legais, foram direcionadas a espaços públicos e amplos, como as ruas e praças ao redor do país, e tiveram o apoio de distintos grupos sociais, inclusive de músicos ligados à música folk nacional.

A palestra procura demonstrar de que maneira foi desenvolvida uma rede de sociabilidade em torno da música folk nos Estados Unidos, que ajudou na consolidação do movimento pelos direitos civis no país.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Capa do Livro - "Canto em Marcha musica folk e direitos civis nos Estados Unidos")

Data

30/05/2017 a 30/05/2017

Dias e Horários

Terça, 19h às 21h

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora