Atividades

Livro discute relação entre capitalismo e sistema escravista

Curso Presencial
Capitalismo e escravidão na sociedade pós-escravista

Voltar para o início Capitalismo e escravidão na sociedade pós-escravista

Programa

A escravidão persiste no Brasil pós-moderno para assegurar que a taxa média de lucro dos setores periféricos do capital seja equivalente à das economias  desenvolvidos. A escravidão dá vida a formas residuais de um capitalismo de faz de conta.

Não é só aqui. Segundo a OIT - Organização Internacional do Trabalho, são 27,6 milhões de trabalhadores, no mundo inteiro, sob diferentes formas de escravidão. Quase quatro milhões estão nas Américas. O tráfico de escravos no mundo constitui negócio de milhões de dólares.
 
No Brasil havia mais de 200 mil escravos em meados dos anos 1970. Medidas do governo democrático, em 1995, promoveram uma redução desse número para pouco mais de 10 mil em 2002. Em fevereiro de 2014, um traficante de mão de obra foi flagrado pela Polícia Federal, na feira do Pari, em São Paulo, tentando vender dois trabalhadores bolivianos por 500 dólares cada um.

Neste livro, o autor se propõe a desvendar e explicar essa anomalia social e moral no contexto brasileiro, com base na informação empírica já abundante sobre o tema da continuidade disfarçada da escravidão no período pós-escravista.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

José de Souza Martins

José de Souza Martins

Sociólogo pela USP, Professor Emérito da FFLCH, Fellow de Trinity Hall e Professor da Cátedra Simon Bolivar da Universidade de Cambridge (1993-1994), membro da Junta de Curadores ido Fundo Voluntário da ONU contra as Formas Contemporâneas de Escravidão (Genebra, 1996-2007). Foi membro do Conselho Superior da Fapesp (2007-2019). É Pesquisador Emérito do CNPq. Entre outros livros, autor de O Cativeiro da Terra, A Chegada do Estranho, A Sociabilidade do Homem Simples, A Aparição do Demônio na Fábrica, As Duas Mortes de Francisca Júlia, A Chegada do Estranho, Sociologia do Desconhecimento, Capitalismo e Escravidão na Sociedade Pós-Escravista. Membro da Academia Paulista de Letras.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

24/04/2024 a 24/04/2024

Dias e Horários

Quarta, 19h às 20h30

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 24/4.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis