Em Debate: Memórias, território e narrativas
Capoeira e primeira infância: movimento, vínculo e musicalidade
Voltar para o início
Programa
Em um mundo que acelera o tempo e reduz a infância à preparação para a vida adulta, a proposta de criar experiências corporais e musicais com bebês é, antes de tudo, um gesto sensível. A capoeira, com sua ludicidade ancestral, sua musicalidade viva e sua escuta por meio do corpo, oferece um campo potente para habitar o presente junto aos bebês e não apenas conduzi-los ao que virão a ser.
Este encontro apresenta fundamentos da capoeira como linguagem capaz de ativar presenças, vínculos e percepções na relação entre bebês e cuidadores. A partir da escuta dos gestos, dos ritmos e das expressões, propõe-se uma reflexão sobre o papel de educadoras e educadores que acompanham os primeiros anos da vida, reconhecendo o bebê como sujeito e o movimento como linguagem compartilhada.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/11 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Gabriela Pimenta)
Palestrantes
Gabriela Souza
Conhecida como Graduada Pimenta Zungu, é capoeirista e educadora, com atuação voltada à primeira infância. Desenvolve oficinas que integram movimento, musicalidade e vínculo com bebês e cuidadores.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
09/12/2025 a 09/12/2025
Dias e Horários
Terça, 14h às 16h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/11, até o dia 9/12.
Enquanto houver vagas.