Curso Presencial
Caramurus negros: a revolta dos escravos de Carrancas
Voltar para o início

Programa
Em 13 de maio de 1833, ocorreu no sul de Minas Gerais a insurreição escrava mais sangrenta do Sudeste do Império, em que morreram 33 pessoas - 21 escravizados, 9 membros da família Junqueira, 1 agregado e 2 "pessoas de cor". Conhecido como a Revolta de Carrancas, o episódio resultou na maior condenação coletiva de escravizados à pena de morte da história da escravidão no país.
O livro contém a transcrição de parte dos autos do processo-crime da revolta e um posfácio que evidencia como as elites regionais e o próprio Estado imperial lidaram com os rebeldes insurgentes, resultando na maior condenação coletiva da história do Império.
Ao se autodenominarem "caramurus", um dos agrupamentos políticos da época, os escravos rebelados afirmavam seu protagonismo político diante das identidades em disputa no período. Havia pouco mais de uma década o Brasil se tornara independente. As elites políticas e escravistas disputavam espaço na construção do Estado nacional com projetos distintos, muitas vezes conflitantes. Em várias províncias, essas fissuras estavam muito presentes. A revolta dos escravos de Carrancas deve ser compreendida dentro desse contexto mais amplo, de intensos conflitos e repressão militar.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Marcos Ferreira de Andrade
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense, publicou livros, capítulos de livros e artigos relacionados à história da escravidão brasileira. Professor do curso de História da Universidade Federal de São João del-Rei.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
11/10/2025 a 11/10/2025
Dias e Horários
Sábado, 11h às 13h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/9, até o dia 11/10.
Enquanto houver vagas.