Curso On-Line
Carrancas: a mais violenta rebelião de escravizados no Brasil
Voltar para o início

Programa
A Revolta de Carrancas foi uma das rebeliões escravas mais sangrentas da história do sudeste do Império brasileiro. Iniciada no começo da tarde do dia 13 de maio de 1833, nas fazendas dos Junqueira, resultou na morte de 09 membros da família senhorial, duas pessoas de "cor", um agregado e cinco escravos. Dentre eles, estava o líder Ventura Mina.
A Regência foi implacável na condenação: 16 escravos foram enforcados na vila de São João del-Rei, entre dezembro de 1833 e abril de 1834. Antônio Resende, o único que conseguiu se livrar da condenação à pena máxima, teve que enforcar os companheiros e terminou os seus dias preso na cadeia na vila de São João del-Rei e exerceu a função de carrasco até o fim dos seus dias.
O impacto da revolta na macro política Imperial foi tão grande que resultou na origem da Lei n. 04 de 10 de junho de 1835, uma jurisprudência específica que punia com exemplaridade a rebeldia escrava.
E
sta mesa vai discutir o contexto e os desdobramentos da rebelião.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
*Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes

Joaci Pereira Furtado
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcos Andrade
Historiador e professor de História na Universidade Federal de São João del-Rei. Pesquisa história das elites, da escravidão e das rebeliões escravas, especialmente a Revolta de Carrancas. Sua tese recebeu o Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa, edição 2005.
(Foto: Acervo Pessoal)

Vivian Costa
Bacharel, mestre e doutora em História pela USP, com pesquisas sobre a História do Direito no Império do Brasil. Sua tese recebeu menção honrosa no prêmio CAPES de teses de 2021.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ynaê Lopes Santos
Professora de História na UFF. Doutora em História pela USP. Pesquisa História da Escravidão e das relações étnico-raciais nas Américas e ensino de História da África e da questão negra no Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
17/02/2022 a 17/02/2022
Dias e Horários
Quinta, 16h às 18h.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 26/1, até o dia 15/2.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Microsoft Teams