Curso On-Line
Cartografias Queer: História da Transgeneridade Negra
Voltar para o início
Programa
Esta conferência convida a uma reflexão profunda sobre a transgeneridade negra como um fenômeno histórico, político e epistemológico. C. Riley Snorton problematiza os arquivos da história para interrogar quem é visível, quem é apagado e como a negação da humanidade negra e a imposição da cisgeneridade operam conjuntamente na formação de regimes de poder contemporâneos.
Partindo de Black on Both Sides: A Racial History of Trans Identity, Snorton examina como as categorias de raça e gênero foram construídas, desestruturadas e recombinadas ao longo do tempo, questionando a própria possibilidade de pensar o "trans" fora das tramas racializadas que atravessam corpos, instituições e discursos.
A conferência propõe não apenas analisar o passado, mas imaginar futuros dissidentes, mundos habitáveis onde a transgressão das fronteiras impostas seja simultaneamente um ato ético, político e existencial.
Com C. Riley Snorton.
Mediação: Ali Prando.
*Haverá tradução simultânea.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 23/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Ali Prando
Filósofo, curador e artista. Reconhecido pelo Fórum Cidadão Global como um dos pesquisadores que mais lutam por justiça social no Brasil, criou projetos como o Cartografias Queer, que aproxima o público brasileiro de debates globais sobre arte, gênero e sexualidade, e o festival Transforma Música, parte do European Festival Association, dedicado a práticas musicais experimentais e queer. Sua atuação articula teoria crítica, música e curadoria, ampliando diálogos entre contextos locais e internacionais.
(Foto: Celso Soares)
C. Riley Snorton
Teórico cultural trans negro e professor na Universidade de Chicago, Snorton investiga as interseções entre raça, gênero e sexualidade, mostrando como arquivos históricos, representações culturais e discursos midiáticos moldam nossas compreensões sobre identidade, poder e memória. Sua obra se tornou referência essencial para os estudos trans e para debates contemporâneos sobre racialização e gênero.
(Foto: Acervo Pesssoal)
Data
04/11/2025 a 04/11/2025
Dias e Horários
Terça, 16h às 18h.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 28/10, até o dia 1/11.
Enquanto houver vagas.