Atividades

Diálogos sobre cultura e pensamento queer

Curso On-Line
Cartografias Queer: RAVING: Desejo, Noites Dissidentes e Comunidades Temporárias

Voltar para o início Cartografias Queer: RAVING: Desejo, Noites Dissidentes e Comunidades Temporárias

Programa

Curado por Ali Prando, artista e filósofo queer brasileiro, Cartografias Queer é um projeto que promove encontros com teóricos, cineastas, escritores e artistas para discutir cultura e pensamento queer. A cada edição, exploram-se as tensões, dissonâncias e potências do queer na arte, na teoria e na política. O projeto traça um mapeamento vivo das margens e fissuras que desafiam a normatividade, conectando perspectivas radicais que ressignificam corpo, desejo e identidade.

Abrindo a série de encontros, McKenzie Wark é a primeira convidada do projeto e discutirá um de seus mais relevantes trabalhos "Raving". As raves e os clubes noturnos são mais do que espaços de escapismo ¿ são territórios queer de experimentação, dissidência e criação de novas formas de estar no mundo. Em "RAVING", Wark investiga a cultura clubber como um espaço onde corpos queer, trans e dissidentes reinventam o pertencimento, questionam normas de gênero e desafiam as lógicas do capitalismo tardio.

Nesta palestra, a autora compartilha sua auto-ficção na cena underground de Nova York e propõe um diálogo sobre os clubes como espaços de produção de subjetividades e afetos. O encontro também traça paralelos com a cena clubber de São Paulo e do Brasil, explorando como festas e raves funcionam como ecossistemas políticos, redes de cuidado e territórios de (im)possibilidades de resistência queer, trans e feminista.

*Haverá tradução simultânea.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Skippy, Cult to Culture Archive)

Palestrantes

Ali Prando

Ali Prando

Filósofo, artista e curador, atua na interseção entre música, performance e teoria queer. Seu trabalho transita entre a cultura clubber, a cena transviada e o pensamento crítico contemporâneo, explorando sonoridades eletrônicas e narrativas dissidentes. Criou o Festival Transforma Música, que desafia as lógicas normativas do mercado audiovisual brasileiro.
(Foto: Acervo Pessoal)

McKenzie Wark

McKenzie Wark

Escritora e teórica cultural, autora de RAVING, Capital is Dead e A Hacker Manifesto, entre outros. Professora na The New School, em Nova York, seus trabalhos abordam teoria queer, cultura digital e marxismo contemporâneo.
(Foto: Cle?mence Pole?s)

Data

06/05/2025 a 06/05/2025

Dias e Horários

Terça, 10h às 12h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 29/4, até o dia 2/5.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis