Atividades

Gestão Cultural voltada para pequenos espaços culturais

Curso Presencial
Casas Espaços de Produções Culturais

Voltar para o início Casas Espaços de Produções Culturais

Programa

Encontro que reúne pessoas interessadas em conhecer soluções, estratégias, histórias, experiências e sustentabilidade no campo da gestão de pequenos espaços culturais, muitos deles denominados casas. Nesses encontros serão apresentados e debatidas tecnologias e projetos de educação não formal que repercutem na vida das pessoas e por consequências nos territórios. 

Nesse mês, Giovanni Pirelli, gestor do Projeto Marieta, convida e faz a mediação de uma conversa, em dois encontros, com os gestores de pequenos espaços culturais.

No primeiro com gestores e gestoras da "Casa Tombada" da cidade de Bragança Paulista - SP, e da "Casa Lúdica" - bairro Mooca - SP.

O segundo encontro será com a Alvenaria Espaço Cultural - bairro de Perdizes - SP e Casa Locomotiva  - bairro Vila Madalena - SP.

26/01
A Casa Tombada, inaugurada em 2015 pelos artistas e educadores Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno, se sustenta na convicção de que a oralidade e a escritura são urgências e necessidades humanas. A Casa nasceu no bairro de Perdizes na cidade de São Paulo, mas migrou suas atividades para Bragança Paulista em 2020.

Casa Lúdica é um espaço cultural dedicado ao acolhimento, à gastronomia, às artes do corpo e ao autocuidado. Com um programa de residências artísticas e articulação com agentes culturais do território, a Casa é um ponto de difusão e produção cultural livre, engajado e lúdico.

Com Ângela Castelo Branco e Tásia d'Paula.

2/2
Alvenaria é um espaço cultural colaborativo promove o intercâmbio e a fruição artística. Possui em sua programação projetos como o Curtaria - Mostra permanente de curta metragem, Feminino Concreto - Mulheres na música, Dramaturgia na Mesa - Democratizando a nova dramaturgia brasileira, shows de música autoral, exposições de artes visuais, e eventos diversos.
 
Casa Locomotiva tem como proposta a construção de um espaço permanente de criação e  produção, com o objetivo de proporcionar ao público a possibilidade de vivenciar a prática artística, contribuindo para o seu aprendizado e desenvolvimento pessoal. A Casa conta com um ateliê de artes visuais, uma programação frequente de oficinas e eventos culturais, além de cursos de artes regulares.

Com Bia Toledo, Evandro Malgueiro, Milena Gomes e Tati Bueno.
 
Mediação: Giovanni Pirelli.

Obs: Saiba o que fazer no Sesc neste período de retomada das atividades presenciais aqui.

Desde o dia 1/12, é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra COVID-19 (2 doses da vacina ou dose única) para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Poderá ser apresentado:
• Comprovante de vacinação físico, recebido no ato da vacinação;
• Comprovante de vacinação impresso ou digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConectSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 5/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Ângela Castelo Branco

Ângela Castelo Branco

Doutora em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp, mestre em Educação pela Unesp, poeta e arte educadora, sócia-fundadora d'A Casa Tombada. Coordena ações educativas em exposições de artes visuais e literatura.
(Foto: Acervo Pessoal)

Giovanni Pirelli

Giovanni Pirelli

Gestor cultural e curador, diretor executivo do centro cultural Marieta., fundou e coordenou o Cubo, incubadora de artistas e projetos culturais, localizada, em Milão na Itália. Especializado em gestão cultural pelo Sesc-SP (2020), desde 2015 coordena as atividades do centro cultural Marieta, em São Paulo.
(Foto: Helena Guerra)

Tásia d'Paula

Tásia d'Paula

Atriz e gestora cultural da Casa Lúdica onde realiza atividades gastronômicas, autocuidado, consumo consciente, tendo como fundamento a ancestralidade.
(Foto: Carlos Sales)

Bia Toledo

Bia Toledo

Atriz, sócia e produtora no Clube do Mecenas é integrante da Nossa Companhia de Teatro, é sócia fundadora do Alvenaria Espaço Cultural, responsável pela produção executiva e curadoria.
(Foto: Acervo Pessoal)

Evandro Malgueiro

Evandro Malgueiro

Artista visual e um dos gestores da Casa Locomotiva, coordena cursos, oficinas, curadoria de artistas para projetos audiovisuais, como: fotografias, ilustrações, animações e videoclipes.
(Foto: Amanda Oliveira)

Milena Gomes

Milena Gomes

Graduada em relações públicas, é produtora cultural na Casa Locomotiva e responsável pela comunicação, pelas ações de responsabilidade social do espaço e produção de conteúdo para as redes sociais.
(Foto: Kimberly Cavalcanti)

Tati Bueno

Tati Bueno

Pós-graduada em Gestão de Cidades e empreendimentos criativos na Universidade Nacional de Córdoba, graduada em Comunicação Social na ESPM e em Artes Cênicas pelo INDAC, é socia fundadora do Clube do Mecenas e do Alvenaria Espaço Cultural, diretora e dramaturga na Nossa Companhia de Teatro.
(Foto: Acervo Pessoal)


 

Data

26/01/2022 a 02/02/2022

Dias e Horários

Quartas, 19h às 21h30.

Curso Presencial.
Inscrições a partir das 14h do dia 5/1, até o dia 1/2.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis