Atividades

Com Grupo Curare, Instituto Favela da Paz, Rede Permaperifa e Sítio Pau D’Água

Curso Presencial
Casas Espaços de produções culturais - 5º Encontro

Voltar para o início Casas Espaços de produções culturais - 5º Encontro

Programa

Os encontros presenciais propostos nessa atividade buscam reunir pessoas interessadas em aprimorar os seus conhecimentos nos campos da gestão e mediação cultural. Acontecem por meio de conversas com gestoras e gestores de espaços auto organizados, alguns desses espaços são chamados de Casas por possuírem as características de um lugar de repouso, acolhimento, histórias e afetividades.

Neste mês os dois encontros terão como tema a permacultura e a inspiração potente que ela pode ter em relação às ações práticas que os agentes e espaços culturais desenvolvem enquanto lugares de construção de mundo, construção de comunidade e construção de vida a partir de seus territórios de atuação, e também no tempo no qual vivemos.

Nesse mês serão apresentados os grupos/coletivos/espaços: Grupo Curare, Instituto Favela da Paz, Rede Permaperifa e Sítio Pau D’Água.

Dia 18/5, 19h às 21h30   
A Rede Permaperifa atua pelas periferias de SP há oito anos através de encontros estruturados em três eixos: trabalho braçal - mutirão em permacultura que auxilia o espaço anfitrião com o que está precisando (roçar, plantar, planejar agrofloresta, pequenas bioconstruções, captação de água, etc); trabalho político – que são rodas em formato de assembleia, nas quais são tomadas as decisões da Rede; festa - que são as rodas de samba, capoeira, côco e maracatu.
Com Penha Oliveira, Alexandre Monteiro e Daniel de Souza.

O Sitio Pau D’Água, situado na cidade de Piracaia, é um espaço rural para a realização de cursos e vivências nas áreas de Permacultura, Bioconstrução, Agroecologia, Saúde Integral e Cultura Popular.
Com Edilson Cazeloto e Elaine Nogueira.

Dia 25/5, 19h às 21h30
O Grupo Curare de Permacultura é um coletivo formado em Botucatu/SP por amigos e amigas que estudaram juntos na UNESP, provenientes dos cursos de biologia, nutrição e agronomia. O grupo vem atuando em várias cidades do estado de São Paulo, com o objetivo principal de trabalhar a favor da popularização da permacultura – considerando o contexto de difícil acesso aos cursos e discussões às pessoas de baixa renda e participantes de movimentos sociais e ambientais. Assim, o grupo tem organizado cursos de design em permacultura (PDC) anuais a valores mais acessíveis ou gratuitos, além de cursos e oficinas práticas, exposição de tecnologias sustentáveis em feiras e outros eventos, e realiza atividades em educação ambiental.
Com Raquel de Arruda e Thiago Silva.

O Instituto Favela da Paz é uma plataforma de projetos transformadores e uma rede de empreendedores sociais que trabalha na incubação de projetos voltados para arte, cultura, sustentabilidade, esporte, saúde e educação. Liderado pelos irmãos Claudio Miranda e Fábio Miranda, o Instituto está localizado na zona sul de São Paulo, no Jardim Nakamura, e hoje é formado por músicos, artistas  independentes e articuladores culturais que têm o objetivo de transformar o bairro onde atuam em um modelo urbano para a sustentabilidade e a paz.
Com Fábio Miranda.

Com Guga Costa e Hellen Audrey
gestor e gestora da Casa Amálgama, localizada no Jardim Guanabara, em Campinas/SP, a Casa é uma mistura de casa com espaço cultural. Lugar de encontro, trocas, aprendizagem. Lugar das artes e do corpo. Idealizada, fundada e ocupada pelo casal Guga Costa e Hellen Audrey, a Casa é sede do Redário Cultural e também dos trabalhos corporais desenvolvidos pela Hellen, que é artista da dança e das linhas, e educadora do movimento.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:

- Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.

-Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar comprovante evidenciando uma dose (consulte o calendário e as orientações do município onde acontecerá a atividade).

*O acesso as unidades do Sesc estão sujeitas a legislação municipal em relação a Covid-19.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/4, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Guga Costa

Guga Costa

Cantor, compositor e produtor. Seu trabalho permeia os universos da música popular, da música erudita e da produção cultural. Participou da segunda turma do Curso SESC de Gestão Cultural (2014-2015), e é um dos fundadores da Casa Amálgama - espaço cultural localizado em Campinas/SP. Atualmente, tem se dedicado à pesquisa sobre a Permacultura.
(Foto: Rafael Scucuglia)

Hellen Audrey

Hellen Audrey

Hellen Audrey é co-fundadora da Casa Amálgama - um espaço cultural localizado na cidade de Campinas/SP e que se dedica aos cuidados com o corpo e com as artes, e que hoje recebe forte influência da permacultura e da agroecologia. É artista da dança, massoterapeuta, professora e artista têxtil.
(Foto: Rafael Scucuglia)

Penha Oliveira

Penha Oliveira

Educadora sócio ambiental, integrante do núcleo Permaperifa Jardim Maristela. Foi agente de saúde em São Bernardo do Campo, quando desenvolveu trabalhos em fitoterapia e plantio na UBS. Participou do curso Metodologias Integrativas em Educação Ambiental (UMAPAZ). Desenvolve projetos em alimentação, saúde e educação popular.
(Foto: Acervo Pessoal)

Alexandre Monteiro

Alexandre Monteiro

Educador ambiental e permacultor; bacharel em Arquitetura e Urbanismo; agente socioambiental; articulador da Rede Permaperifa, na Rede Territorialidades de educadoras(es), no Fórum de Cultura Zona Sul, em programas permaculturais do Capão Redondo, Campo Limpo e Jardim Damasceno.
(Foto: Acervo Pessoal)

Daniel de Souza

Daniel de Souza

Educador popular, permacultor e psicólogo. Consultor em instituições educacionais e culturais em permacultura e educação popular. Incentiva hortas e plantio de medicinais em UBS, escolas e no bairro onde mora. Realizou aprimoramento em Psicanálise e Educação com bebês- HC-FMUSP.
(Foto: Vanderson Gois)

Edilson Cazeloto

Edilson Cazeloto

Dirço, é permacultor o cuidador do Sitio Pau D’Água. Formado em jornalismo e tendo atuado como professor-pesquisador na área de Comunicação Social, deixou a vida urbana em 2015 passando a dedicar-se exclusivamente ao Sítio.
(Foto: Acervo Pessoal)

Elaine Nogueira

Elaine Nogueira

Natural da região sul de São Paulo. Permacultora, Psicoterapêuta, Professora Universitária e Bailarina. Fez seu processo de transição rural há alguns anos e articula trabalhos para movimentos sociais e artísticos na cidade de Piracaia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Thiago Silva

Thiago Silva

Biólogo e professor de Ciências formado pela UNESP Botucatu, atualmente é professor de Ciências pela prefeitura de São Paulo, atuando em trabalhos relacionados à Permacultura e educação ambiental desde 2009.
(Foto: Enio Hayasaka)

Raquel de Arruda

Raquel de Arruda

Licenciada em Ciências Biológicas e mestra em Botânica pela UNESP Botucatu. Atuou no ensino básico (fundamental II e médio) por 8 anos e atualmente trabalha como bordadeira na empresa De Arruda Bordados. Atua no Grupo Curare de Permacultura há 7 anos.
(Foto: Enio Hayasaka)

Fábio Miranda

Fábio Miranda

Músico, pesquisador permacultor e inventor em energias renováveis e gestor de Projetos em Tecnologias Sustentáveis do Instituto Favela da Paz, onde desenvolveu múltiplos sistemas de energias sustentáveis e funcionais através de processos de conscientização ambiental e propagação de estratégias para uma cultura de paz. Criou o projeto Periferia Sustentável que tem como foco a implementação de sistemas de Energias Renováveis e Funcionais em comunidades periféricas da cidade de São Paulo e em todo Brasil.
(Foto: Terra Brito)

Data

18/05/2022 a 25/05/2022

Dias e Horários

Quartas, 19h às 21h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/4, até o dia 18/5.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora