Curso Presencial
Casas Espaços de Produções Culturais: a comida como expressão cultural
Voltar para o início

Programa
Os encontros presenciais propostos nessa atividade buscam reunir pessoas interessadas em aprimorar os seus conhecimentos nos campos de gestão e mediação cultural. Ocorrem em rodas de conversas com gestoras e gestores de espaços auto-organizados.
Alguns dos espaços são chamados "casas" porque possuem características hospitaleiras, evocam o acolhimento, guardam histórias e afetividades. Entre o fim de julho e início de agosto, em dois encontros, serão compartilhadas experiências de gestores e gestoras de casas que, entre outras manifestações culturais e artísticas, fazem da comida seus objetos de produção cultural e oferecem oportunidades para compreender as diferentes experiências e abordagens diante de um mesmo objeto: a comida como expressão cultural.
27/7 - 19h às 21h
Casa Planta é uma casa agroecológica que tem como proposta multiplicar modos colaborativos e conectivos em centros urbanos por meio do cultivo de horta e preceitos da permacultura. Faz parte do cotidiano da casa: horta, compostagem, fermentação, fitoterapia, produtos ecológicos, para limpeza e cosméticos, meliponário, cisterna e aquaponia. A casa também tem as "Cestas das sextas" e encontros ao redor da mesa, nos quais ingredientes cultivados no local e em hortas parceiras são preparados e se transformam em refeições compartilhadas.
Com Tania Campos.
Gansaral: Casa de Cultura e Comedoria Alemã. É uma casa dedicada à memória da imigração alemã em São Paulo por meio do resgate das receitas das famílias de imigrantes. Atualmente, o Gansaral fomenta uma programação musical com concertos de música antiga e shows de música popular, além de manter uma comedoria alemã.
Com Pedro Augusto Diniz.
3/8 - 19h às 21h30
Quinto Pecado, uma casa que é café e bistrô e conta com projetos de teatro, poesia, encontros literários e apresentações musicais de jazz e MPB. Semanalmente, o espaço cultural do Quinto Pecado é ponto de encontro para músicos, compositores, autores e artistas de diversas linhas e a arte gastronômica.
Com Maria Helena Serrano.
Casa Tucupi: a embaixada do Acre em São Paulo. Espaço multiuso, é um sobrado que recebe também exposições de arte e conta com uma escola de joalheria onde funciona a Oficina Brutalita. O nome do espaço cultural faz referência a um ícone da culinária indígena amazônica, o caldo resultante da fermentação da mandioca brava.
Com Amanda Vasconcelos.
Mediação: Maria Claudia Gavioli.
Com Marilene Piccoli.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes

Marilene Piccoli
Gestora cultural, cozinheira há 40 anos e idealizadora da Casa Constantina.
(Foto: Isadora Piccoli)

Pedro Augusto Diniz
Responsável pela gestão cultural do Gansaral Casa de Cultura em São Paulo. Bacharel em cravo (UNICAMP).
(Foto: Ana Clara Miranda)

Tânia Campos
Documentarista e permacultora urbana, pesquisa história e cultura das plantas nativas brasileiras. Atua também como educadora e gestora de projetos culturais e socioambientais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Helena Serrano
Cozinheira e curadora dos projetos culturais do Quinto Pecado.
(Foto: Acervo Pessoal)

Amanda Vasconcelos
Cozinheira e empreendedora da gastronomia acreana em São Paulo. Estudou arquitetura, mas foi a partir da experiência com a comida de origem que se firmou como gestora de um negócio, tendo fundado em 2018 a Casa Tucupi na Vila Mariana em São Paulo, local que serve, além de comida do Norte do Brasil, como espaço de cultura acreana na metrópole paulista.
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Claudia Gavioli
(Clau Gavioli), jornalista, gastróloga, doutoranda e mestre em hospitalidade, atua na área de pesquisa socioantropológica da alimentação e da hospitalidade desde 2014. É especialista em Gastronomia, História e Cultura pelo Senac. Tem MBA em Marketing pela ESPM e em Infraestrutura pela FGV, especialização em relações internacionais pela Unicamp. Foi apresentadora do podcast e editora do portal Minestrone até 2024. Escreveu os livros Mercado da Gastronomia e Ferramentas de Gestão para Negócios de Bebidas, ambos pela editora Senac. Em 2024 viveu na Itália onde pesquisou sobre hospitalidade, comida e turismo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
27/07/2023 a 03/08/2023
Dias e Horários
Quintas, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/6, até o dia 27/7.
Enquanto houver vagas.