Atividades

Gestão e sustentabilidade de espaços culturais

Curso Presencial
Casas espaços de produções culturais - Alpharrábio e Cuiabá 153

Voltar para o início Casas espaços de produções culturais - Alpharrábio e Cuiabá 153

Programa

Esse encontro reúne, em uma roda de conversa, pessoas interessadas em conhecer soluções, estratégias, formas de acolhimento, histórias e tecnologias existentes nos espaços culturais de pequeno porte.

Muitos desses lugares possuem nas suas práticas cotidianas as características de um lar, por isso, na sua grande maioria, trazem no nome a palavra Casa.

No encontro deste mês serão apresentados a Alpharrábio e a Cuiabá 153.

Com Dalila Teles Veras e Sueli de Moraes.

Alpharrábio
É uma Livraria, uma Editora e um Centro Cultural, as pessoas que frequentam esse espaço buscam os livros e o encontro com outras pessoas que gostam de arte e de cultura. São escritores, artistas plásticos, músicos, professores e, sobretudo, leitores, ávidos por informação, lazer, debates e troca de ideias. O espaço é um polo irradiador, fomentador e divulgador da cultura regional e, também, dialoga com a cultural nacional, trazendo escritores e artistas da capital e de outros estados para palestras, lançamentos de livros e outros projetos.

Casa Cultural Cuiabá 153
Esse espaço oferece aos seus frequentadores ações culturais que contemplam diferentes crenças, ideias e perspectivas, propiciando o convívio e trocas de experiências. Destacam-se na programação os seguintes projetos: Desafia - Repente Visual, onde um artista desafia outros artistas; Mentoria e Acompanhamento artístico; 153 Session, músicas autorais; arte-terapia para Mulheres; 153 Gastronomia; Residência Artística, aberta a estrangeiros para experiências com artistas locais, hoteleira e gastronômica. A principal realização da casa é o projeto de arte pública "Portões Que Falam", desde 2014, onde obras de arte produzidas a partir de um tema, são expostas nos portões das Casas de 7 ruas de dois bairros, na cidade de Santo André, SP.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 18/12 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Dalila Teles Veras

Dalila Teles Veras

Nascida no Funchal, Portugal, reside no Brasil desde criança. Escritora com cerca de 30 livros nos gêneros poesia, crônica, diário literário e ensaio. Ativista Cultural há mais de quatro décadas. Criadoral da Alpharrabio, Livraria, Editora e Centro Cultural, onde há 32 anos é gestora cultural. Cidadã honorária Andreense e Doutora Honoris Causa pela UFABC.
(Foto: Marcello Vitorino)

Sueli de Moraes

Sueli de Moraes

Artista visual e curadora, aluna especial do programa de pós-graduação Interunidades em Estética e História da arte -PGEHA USP, pós-graduada em Estética e História da Arte e em Arte-Educação. Possui graduação em Educação Artística - FAINC e Gastronomia pela UMESP. Há dez anos é embaixadora do Les Fenêtres Qui Parlent no Brasil, realizando o evento de arte pública "Portões Que Falam". É gestora cultural da Casa Cuiabá 153, desde 2009, onde realiza projetos de exposições de artistas da região do ABC e SP, além de cursos, vivências, diálogos e confraternizações com a comunidade.".
(Foto: Paula Papu)

Data

23/01/2025 a 23/01/2025

Dias e Horários

Quinta, 15h às 17h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 18/12, até o dia 23/1.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis