Curso Presencial
Casas espaços de produções culturais - Casa das Pretas e Casa Preta Amazônica
Voltar para o início

Programa
Esse encontro reúne, em uma roda de conversa, pessoas interessadas em conhecer soluções, estratégias, formas de acolhimento, histórias e tecnologias existentes nos espaços culturais de pequeno porte. Muitos desses lugares possuem nas suas práticas cotidianas as características de um lar, por isso, na sua grande maioria, trazem no nome a palavra Casa.
No encontro deste mês Edmeire Exaltação uma das gestoras da Casa das Pretas - RJ e Anderson Ferreira gestor da Casa Preta Amazônia - PA trazem para uma roda de conversa seus conhecimentos no campo da gestão cultural e as suas experiências para as realizações de projetos voltados para a cultura preta.
A Casa das Pretas - RJ é uma organização feminista negra que trabalha para receber, mobilizar, informar, ampliar e oferecer às mulheres negras ferramentas políticas e intelectuais para exercerem liderança e controle social sobre as desigualdades baseadas no gênero, na raça e na sexualidade. O Instituto Casa das Pretas tem compromisso com a reparação das injustiças estruturais e com a eliminação da opressão sistêmica praticadas historicamente contra as mulheres e assim trabalha para mudar as estruturas de poder, alimentando o movimento das mulheres negras cis, trans e lésbicas na sua diversidade para que estas reivindiquem, afirmem e utilizem eficazmente o poder coletivo contra todas as formas de preconceito, exclusão, opressão e exploração contra elas.
A Casa Preta Amazônica - PA possui 15 anos de atuação. Como um quilombo urbano e ponto de cultura tem construído um histórico em articulação, fomento, preservação cultural e ambiental, formação em políticas públicas e políticas comunitárias com abordagem étnico racial entre territórios da Amazônia e de outros estados como Bahia, Pernambuco, Maranhão e São Paulo. Trata-se de uma entidade social que produz oficinas, interferências, debates e discussões com foco na mobilização de movimentos culturais como o movimento hip-hop, cultura ancestral africana, cultura digital e movimento ambientais.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes

Edmeire Exaltação
Socióloga e mestra em Ciências Sociais, Diretora-Executiva da organização de mulheres negras Instituto Casa das Pretas - RJ. Estuda e pesquisa temas interseccionais como racismo, gênero e sexualidade, feminismo negro, movimento LBT. É ativista de defesa dos direitos humanos com atuação nos movimentos de mulheres negras e LGBTQIAP+.
(Foto: Acervo Pessoal)

Anderson Ferreira
Mais conhecido como Don Preto, técnico em publicidade e propaganda, cofundador e gestor cultural da Casa Preta Amazônia - PA. Acumula uma trajetória de 28 anos dentro do segmento da cultura como arte educador, produtor cultural, músico e Onilu (ofício de produzir tambores ancestrais). Coordena há 12 anos um laboratório permanente de produção de tambores e instrumentos percussivos. É socio fundador da Nego-ocio Tecnologias - empresa que vem prestando serviços de consultoria para formação em Letramento Digital no uso de Software Livre.
(Foto: Lua Leão)
Data
27/06/2024 a 27/06/2024
Dias e Horários
Quinta, 15h às 18h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/5, até o dia 27/6.
Enquanto houver vagas.