Atividades

Trabalho de campo para o reconhecimento de espaços culturais auto-organizados

Curso Presencial
Casas, Espaços de Produções Culturais: Comuna Dolores e CDC Vento Leste

Voltar para o início Casas, Espaços de Produções Culturais: Comuna Dolores e CDC Vento Leste

Programa

Casas: espaços de produções culturais é um projeto que reúne pessoas interessadas em trocar experiências e aprimorar os conhecimentos relacionados aos temas da gestão e mediação cultural. Acontece por meio de conversas diretas com gestoras e gestores de espaços auto-organizados, alguns desses espaços são chamados de Casas por possuírem as características de um lugar de repouso, de acolhimento, de história e referências afetivas.

Nesses encontros são apresentadas ações artísticas e de educação não formal as quais repercutem na vida das pessoas e, por consequência, nos territórios. Neste mês é proposto um trabalho de campo para conhecer dois espaços de produções culturais: Comuna Dolores Guaianases e CDC Vento Leste.

A programação para esse encontro destaca em cada espaço a recepção afetiva dos convidados e convidadas, a visita nos espaços e roda de conversa sobre gestão cultural.

O Sesc, por meio do Centro de Pesquisa e Formação, disponibilizará o transporte para o percurso proposto: o primeiro Comuna Dolores Guaianases no bairro de Guaianases e o segundo no Clube da Comunidade Vento Leste localizado no bairro Cidade Patriarca.

A saída do ônibus será às 9h da Rua Dr. Plínio Barreto, nº 285, Bela Vista.

11h às 12h30h
Comuna Dolores Guaianases  
A Comuna Dolores Guaianases é um espaço no extremo leste da cidade onde estão localizadas as casas dos atuais integrantes do Coletivo Dolores, ex-integrantes e parceiros de caminhada de vida. É um local de moradia, de mutirão, de debates, de trocas artísticas e de lutas.

13h30 às 15h
CDC Vento Leste
É uma ocupação de resistência com 22 anos em um antigo Centro Desportivo Comunitário que é gerido por coletivos independentes de diversas linguagens. Transformado em Clube da Comunidade Vento Leste em homenagem ao grupo cultural homônimo da década de 70, o espaço conta com um galpão, uma sala, uma quadra poliesportiva, um parque de esculturas, uma arena arbórea e o desejo da construção de um futuro teatro de containers.

15h às 16h
Bloco Unidos da Madrugada
Surgido em 2014 dentro do Projeto de Fomento ao Teatro do Coletivo Dolores em meio à folia com a vontade de acrescentar evoluções teatrais. Os integrantes do bloco fazem a festa, investigam e questionam: Será possível criar cenas teatrais que não inibam a fluidez dos brincantes; antes o contrário, que estimulem o jogo coletivo? E que, ao mesmo tempo, apresentem uma teatralidade diferente das convencionais alas do carnaval televisivo?

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Luciano Carvalho

Luciano Carvalho

Poeta, dramaturgo e diretor teatral do coletivo Dolores Boca Aberta. Graduado em Comunicação Social (UMC), pós-graduação em Agroecologia e Educação do Campo (USP - ENFF), mestre em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe (Unesp).
(Foto: João Alves)

João Alves

João Alves

Produtor cultural, fotógrafo, dramaturgo, iluminador, ator e diretor de teatro. Licenciado em Artes-Teatro pelo Instituto de Artes da Unesp em 2010, trabalhou com diversos artistas e coletivos da cidade de São Paulo e hoje é integrante do Coletivo Dolores Boca Aberta.
(Foto: Alberto Akel)

Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes

Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes

Coletivo de arte e vida formado por trabalhadores e trabalhadoras periféricos. O grupo nasceu em 2000, sob o signo do diálogo com os espaços díspares que ocupa. Entre as peças teatrais realizadas estão "Bonecos Chineses", "Casa de Dolores", "A saga do menino diamante", "Insônias de Antônio" e "Rolezinho" e "Bóris não está pronto".

Nica Maria

Nica Maria

Atriz e figurinista tendo trabalhado com diversos coletivos da cidade de São Paulo e tendo realizado trabalhos com Cia Estável de Teatro, Coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes, Engenho Teatral e Cia Ocamorana.
(Foto: João Alves)

Data

25/02/2023 a 25/02/2023

Dias e Horários

Sábado, 9h30 às 17h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 26/1, até o dia 23/2.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Inscreva-se agora