Curso Presencial
Casas espaços de produções culturais: no território do Bixiga II
Voltar para o início

Programa
A proposta reúne mensalmente pessoas interessadas em trocar suas experiências sobre gestão e sustentabilidade de espaços culturais que, também, podem ser espaços de moradia. Esses encontros são nominados de "Casas: espaços de produções Culturais" e apresentam formas inéditas no campo da gestão cultural. São pequenos lugares com potencialidades no acolhimento, afeto, refúgio, história, formação e com todas as características de um lar.
São espaços que juntam pessoas para cantar, dançar, recitar poesias, ver um filme, comer, beber e festejar a vida. Com essas características serão apresentados cinco espaços culturais localizado no território do Bixiga, região central da cidade de São Paulo.
Casa Rocha: cenário para encontros, cursos e rodas de discussões voltadas para a sensibilização e formação nas áreas de literatura, artes visuais, arte-educação, cidadania e ações culturais de interesse do bairro. Abriga também a Livraria Simples.
Espaço Zona Franca: Coletivo Zona Franca tem a sua sede, uma Casa, local de realizações de projetos artísticos e socioculturais, cursos, oficinas, apresentações teatrais e reuniões com educadores e militantes culturais.
Museu do Bixiga: inaugurado em 1981 esse museu está abrigado em uma casa do início do século XX. O acervo foi constituído de objetos do cotidiano dos antigos moradores do bairro, memórias das famílias e pelas histórias das pessoas.
Portal do Bixiga: canal de comunicação digital que trabalha pela valorização da história, da cultura, das pessoas e na divulgação dos eventos de um dos territórios mais tradicionais de São Paulo.
Casa Mestre Ananias: espaço de vivência, transmissão oral e difusão do Patrimônio Cultural Nacional e da Humanidade. Tem base nas tradições populares afro-brasileiras, com foco nas expressões da cultura baiana desenvolvidas na capital paulistana.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Adalberto Ribeiro
Cursou letras na PUC/SP, trabalha há mais de vinte anos no mercado do livro.
(Foto: Felipe Roth Faya)

Nádia Garcia
Graduada em jornalismo e pós-graduada em Redes Sociais. Dedica-se aos trabalhos de divulgação das tradições, cultura, eventos e notícias do território Bixiga.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bruno Menegatti
Rabequeiro e violonista. Como compositor realiza trilha para espetáculos de teatro.
(Foto: Leo Waack)

Rodrigo Bruno Lima (Minhoca)
Capoeira, gestor cultural e fundador do Ponto de Cultura que leva o nome de seu Mestre: Casa Mestre Ananias.
(Foto: Casa Mestre Ananias)

Tim Ernani
Diretor do Museu Memória do Bixiga e produtor do Escadaria do Jazz.
(Foto: Jamil Kubruk)
Data
18/03/2023 a 18/03/2023
Dias e Horários
Sábado, das 9h30 às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 17/3.
Enquanto houver vagas.