Atividades

Gestão cultural de espaços auto organizados

Curso Presencial
Casas espaços de produções culturais: OCA - Escola

Voltar para o início Casas espaços de produções culturais: OCA - Escola

Programa

Nas grandes cidades existem inúmeros espaços de produções culturais, muitos trazem no nome a palavra casa. São locais de encontro, repouso, acolhimento, história, afetos, aprendizados, festas, criações coletivas e principalmente trocas de saberes.

São microcosmos com as características de um lar, relevantes experiências no campo da gestão cultural, seguem regras específicas estabelecidas diante dos acontecimentos e valores que conduzem as práticas cotidianas na direção de uma sociedade justa com acesso democrático à cultura. Nesse mês vamos conhecer a OCA - Escola Cultural, localizada no território da cidade de Carapicuíba, SP. Trata-se de um espaço que contempla ações de formação a partir da cultura popular brasileira.

Seus  educadores realizam projetos e constroem referências para as grandes instituições culturais no Brasil e no mundo. Na programação desse encontro vamos conhecer: a Aldeia Jesuítica de Carapicuíba - construções do século XVI,  as rendeiras e os seus trabalhos, aos espaços da OCA, conversas sobre o tema gestão cultural e vivências de danças populares.

O Sesc, por meio do Centro de Pesquisa e Formação, disponibilizará o transporte para o percurso proposto:
A saída do ônibus às 9h da Rua Dr. Plínio Barreto, nº 285, Bela Vista com destino à Aldeia de Carapicuíba, Rua Xapuri, 600, Jardim Colonial, Carapicuíba-SP. Com o retorno previsto para às 18h30.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)


Palestrantes

Lucilene Silva

Lucilene Silva

Mestra e doutoranda em Música na UNICAMP, pesquisadora do Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa, foi membro do Conselho diretivo do Grupo ICTM de Estudos de Música e Dança da América Latina e Caribe entre 2020 e 2022. Coordenadora geral da Oca Escola Cultural; representa em São Paulo a Casa das 5 Pedrinhas fundada pela pesquisadora  Lydia Hortélio; integra a equipe gestora da  Casa Redonda Centro de Estudos; educadora do Instituto Brincante. Autora do livro Eu vi as três meninas, música tradicional da infância na Aldeia de Carapicuíba. Integrou a Cia Cabelo de Maria com participação nos CDs Cantos de Trabalho volumes I e II, Baianás e São João do Carneirinho.
(Foto:
Julio Bond)

Vera Cristina Athayde

Vera Cristina Athayde

Arquiteta, dançarina-pesquisadora e doutora em teoria e prática do teatro. Coordenadora do Centro de Cultura Brasileira e do Centro de Pesquisa e Criação do Figurino e Indumentária do Ponto de Cultura Oca Escola Cultura.
(Foto: Simone dos Santos)

Kelly Silva

Kelly Silva

Dançarina e pedagoga com estudos na área da dança e educação, especificamente nas danças populares e tradicionais. Fundadora e dançarina-pesquisadora do grupo Dagbá Ijo, vinculado ao Centro de Referência da Cultura Brasileira da Oca, que tem como proposta o estudo das danças afro-brasileiras em diálogo com outras culturas e expressões, tais como música, canto e teatro. Atua como dançarina e educadora na Oca-Escola Cultural há 20 anos, fruto de seu envolvimento desde a infância na comunidade da Aldeia e na Oca, onde construiu o próprio caminho por meio dos saberes dos mestres populares e da cultura afro-brasileira.
(Foto: Geovana Gonçalves)

Natália Vasconcelos

Natália Vasconcelos

Multi-percussionista, produtora artística e cultural, Omo Òrìsà no Ilê Asé Alaketù Oyà Funkê, Integrante do grupo Dàgbà Ijo, Nós Vasconcelos, compõe a equipe de educadoras da OCA Escola Cultural, onde foi formada desde a infância.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

03/06/2023 a 03/06/2023

Dias e Horários

Sábado, 9h às 18h

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 3/6.
Enquanto houver vagas.

Local

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo com deslocamento até a  Oca Escola Cultural - R. Xapuri, 600 - Jardim Colonial, Carapicuíba - SP

Valores

Grátis

Inscreva-se agora