Curso Presencial
CD Mar Anterior: ANIMA. Viola de Arame: linguagem e representações históricas
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Programa
A série de palestras mensais expõe a atuação de cada musicista do Grupo ANIMA de música de câmara brasileira, no novo trabalho (espetáculo, CD e áudio visual), Mar Anterior*, lançado recentemente. Do universo das cordas dedilhadas, a viola obteve lugar preferencial no gosto popular. De arame, suas cordas, eram mais baratas, sonoras e duráveis, em oposição à delicadeza, pouca ressonância e volume das cordas de tripa.
Instrumento de fácil acesso e transporte, ótima para o acompanhamento da voz ao ar livre, a viola foi matriz de recursos idiomáticos como o “rasgueado” ou técnica battente, típica da península ibérica e da Itália, e que se espalhou por todas as colônias em tempos de navegações.
Por essas razões, desenvolveu uma forma de notação que prescinde da formação musical comum a outros instrumentos, dispensa a leitura de pentagramas e aproxima o leitor de seu instrumento, fazendo com que seus signos icônicos sejam colocados diretamente sobre a representação de suas cordas conformando aquela notação que chamamos de tablaturas. Suas cifras, sistema conhecido então como Alfabeto Musical, trazem as informações necessárias para o acompanhamento harmônico no que diz respeito à formação dos acordes no braço do instrumento.
Resulta que a difusão das violas se deu muito mais pela tradição oral com certo apoio das publicações escritas em tablaturas, do que pelo ensino formal do instrumento. E assim ocorre até os dias atuais.
A palestra pretende discorrer sobre essa história e essa linguagem instrumental.
Temas abordados:
História da notação para cordas dedilhadas; tablaturas e alfabeto musical; notação do rasgueado; tablaturas mistas.
Inspirações bibliográficas:
The early guitar - James Tyler
Codice Saldivar 4 - Craig Russel
A viola e suas metalinguagens: notação do gesto e aprendizado não formal - Gisela Nogueira
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
Gisela Nogueira
Professora do curso de Pós-graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP, onde foi professora da cadeira de violão pelo Departamento de Música e Coordenadora do Conselho dos Cursos de Música da UNESP. É Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Foi aluna do violonista Isaías Savio. Realizou especialização e posterior titulação de Master of Music in Performance pelo Royal Northern College of Music em convênio com The Victoria University of Manchester, ocasião em que realizou tournée pela Inglaterra. Especializou-se na técnica da Viola de Arame, a convite de Anna Maria Kieffer, para participar da documentação fonográfica da música brasileira dos séculos XVIII e XIX.
(Foto: Daniel Bittar)
Data
15/06/2023 a 15/06/2023
Dias e Horários
Quinta, das 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 15/6.
Enquanto houver vagas.