Curso Presencial
Celebrar com a terra e com as pessoas (Permacultura na Cidade)
Voltar para o início
Programa
Este é o módulo celebrativo da formação Permacultura na Cidade, oferecida pela rede Permacultores Urbanos no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, entre abril e novembro.
Formação em permacultura urbana
A permacultura é uma ciência socioambiental que visa o planejamento de ocupações humanas sustentáveis, com foco em cuidar da terra, das pessoas e do futuro. Por meio de sua abordagem é possível planejar e agir, das pequenas mudanças até as transformações estruturais.
Adaptar a permacultura à cidade é uma das linhas de pesquisa da rede Permacultores Urbanos. A proposta de uma formação modularizada atende o público iniciante e aqueles que já estão familiarizados com a permacultura, mas desejam mergulhar em uma ou mais temáticas.
Este é um módulo adicional, cuja realização não é exigida para obter o diploma de formação em permacultura, embora seja bastante recomendado, como forma de celebrar todo o percurso. O módulo é composto de um encontro teórico, na na quarta, e um encontro prático, no sábado.
Módulo de fechamento. Celebrar com a terra e com as pessoas
Nas culturas tradicionais do Brasil, a festa é muito mais que lazer ou entretenimento -- é uma estratégia vital de sobrevivência, luta e resistência. Num país marcado por séculos de opressão, celebrar tornou-se um ato político de reafirmação de identidades, valores e práticas coletivas e comunitárias. Festeja-se para marcar a transição dos ciclos, agradecer as dádivas, mobilizar comunidades, estreitar laços, planejar e sonhar futuros possíveis!
A festa é um espaço de intensa coletividade. O trabalho conjunto na preparação, o alimento compartilhado, a música e o encontro constituem um conjunto de estratégias que como, aponta Luiz Antônio Simas, "reavivam laços sociais contrários aos da diluição comunitária. É na festa que o indivíduo se dissolve na coletividade, fortalecendo pertencimentos, estimulando sociabilidades e criando redes de proteção social dentro do grupo".
Principais temas abordados:
1. Aula-debate sobre a celebração como estratégia de mobilização comunitária, construção de vínculo e ação coletiva.
2. Encontro prático com manejo de sistema agroflorestal e colheita (no SitiOM, em Vargem Grande Paulista, RMSP).
3. Oficina de preparo e aproveitamento integral de alimentos (no SitiOM).
4. Atividade festiva de culminância (no SitiOM).
Sobre a rede Permacultores Urbanos
Sediada na cidade de São Paulo, a rede Permacultores Urbanos tem onze anos de existência e já ofereceu cursos e oficinas em diversos temas transversais à permacultura, além de colaborar na regeneração socioambiental de áreas urbanas e rurais. A rede hoje realiza formações mais amplas, com o propósito de instrumentalizar a população para regenerar áreas degradadas.
Sobre o SitiOM
O SitiOM é um espaço ecocultural em Vargem Grande Paulista, dedicado à pesquisa, educação, voluntariado, vivências e visitação na Região Metropolitana de São Paulo. Há 16 anos, trabalha com a preservação e conservação da Mata Atlântica em 12 hectares de área verde em estágio de regeneração, formando um corredor verde que enfrenta as bordas da urbanização e suas complexidades.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto:Vini de Souza)
Palestrantes
Júlio Avanzo
Biólogo pela USP e mestrando no Programa de Diversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Pesquisas Ambientais do Estado de São Paulo. Diretor-presidente da Associação Ecocultural Casa Jaya, sócio da Caeté Consultoria Ambiental e morador da ecovila SitiOM.
(Foto: Rafaela Pastore)
Vinicius de Souza
Doutorando com pesquisa em Permacultura Urbana (FMUSP), especialista em Educação para Sustentabilidade (Unifal, 2022) e em Permacultura (UFSC, 2023) e músico. Forma educadores e estudantes permacultores e implementa iniciativas de transformação em rede.
(Foto: Pepe Guimarães)
Marcio Lozano
Educador e permacultor com vinte anos de experiência no desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos, implementa projetos de educação ambiental e culturas tradicionais em escolas públicas e comunidades de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
26/11/2025 a 29/11/2025
Dias e Horários
26/11, quarta, 19h às 21h30.
29/11, sábado, 8h às 18h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/10, até o dia 26/11.
Enquanto houver vagas.