Atividades

Por ocasião do Centenário de Ronoel Simões, mesa discute os possíveis caminhos para gestão e pesquisa do acervo

Centenário de Ronoel Simões: Caminhos para gestão do acervo

Voltar para o início Centenário de Ronoel Simões: Caminhos para gestão do acervo

Programa

Construído ao longo de setenta anos pelo colecionador Ronoel Simões, um dos maiores acervos de partituras e gravações de violão dedilhado do mundo, a coleção compõe o Acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga no Centro Cultural São Paulo. No ano de 2019 Ronoel Simoões faria cem anos e a presente mesa de debates visa dialogar sobre o presente e o futuro e as possibilidades de pesquisa e difusão desta coleção preciosa para a música instrumental brasileira.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Fabio Zanon

Fabio Zanon

Violonista, vencedor dos dois maiores concursos internacionais de violão clássico: o 30° Concurso "Francisco Tarrega" na Espanha e o 14° Concurso da Fundação Americana de Violão (GFA) nos EUA.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gilson Antunes

Gilson Antunes

Doutor em Musicologia (USP) violonista, professor e pesquisador do violão. Com uma carreira de quase 30 anos, professor da UNICAMP.

(Foto: Thiago Faria)

Humberto Amorim

Humberto Amorim

Doutor em Musicologia (UNIRIO), é professor da UFRJ e já lançou dois livros pela Academia Brasileira de Música. Foi pesquisador-residente da Biblioteca Nacional e sua atividade compreende concertos, palestras e gravações em 14 países e cidades brasileiras de todas as regiões.
(Foto: Acervo Pessoal)

Jefferson Motta

Jefferson Motta

Pesquisador, mestre em música pelo Instituto de Artes da Unicamp, é funcionário da Discoteca Oneyda Alvarenga, onde trabalha na organização, catalogação e preservação das coleções que compõe
seu acervo, dentre elas, a coleção Ronoel Simões. É integrante do coletivo Samba de Terreiro de Mauá.
(Foto: Acervo Pessoal)

Denis Wagner Molitsas

Denis Wagner Molitsas

Pesquisador e produtor cultural de música erudita e ópera.Publicou entre CDs e DVDs mais de 60 títulos, entre eles a Coleção Carlos Gomes – prêmio APCA/1998 e Grandes Pianistas Brasileiros – prêmio Viva Música/2001.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

02/12/2019 a 02/12/2019

Dias e Horários

Segunda, 15h às 17h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de novembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora