Atividades

Curso online sobre a ciência da informação no Esporte e Lazer

Curso On-Line
Centro Esportivo Virtual: um recurso de informação em Educação Física

Voltar para o início Centro Esportivo Virtual: um recurso de informação em Educação Física

Programa

Este curso online abordará o processo de compreensão e construção das redes e como a informação trafega nos buscadores da internet a partir das experiências do Centro Esportivo Virtual (CEV). Serão abordados o campo da ciência da informação e documentação em Educação Física, Esportes e Lazer. Para isso, vamos dialogar sobre: o que é a informação; como classificar e documentar em um processo tecnológico; e como se desenvolve um sistema orientado para o usuário e sua aprendizagem, ao invés da busca orientada para o algoritmo e seu propósito comercial. Vamos dialogar sobre a importância da curadoria de conteúdo, que nos possibilita a troca de informação ponto a ponto, gerando valor diretamente para os participantes.

 

Objetivos do Curso

- Discutir a qualidade generativa da informação e suas consequências;

- Ressaltar a importância da documentação na era da informação;

- Descrever a evolução dos buscadores (a partir de Solla Price);

- Resgatar as iniciativas no campo da Informação e documentação em EFEL no Brasil;

- Explicar as formas de atuação do CEV e as perspectivas futuras nesse ambiente.

 

Programação

 

Dia 22 de março de 2022 das 10h às 11h30

- Consequências da informação generativa;

- Trajetória dos trabalhos de Informação e Documentação em EFEL no Brasil.

 

Dia 24 de março de 2022 das 10h às 11h30

- Indexação e divulgação da produção em EFEL no CEV;

- A curadoria de conteúdo.

 

Dia 29 de março de 2022 das 10h às 11h30

- Parcerias e ações de cooperação;

- Painel de perspectivas.


 

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

 

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

 

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

 

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

 

*Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

 

(Arte: Walter Cruz)

 


 

Palestrantes

Laércio Elias Pereira

Laércio Elias Pereira

Graduado e mestre (USP), doutor (Unicamp) em Educação Física. Foi presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e conselheiro federal de Educação Física. Atualmente é presidente da ONG-CEV e coordenador do portal CEV.

 

(Foto: Acervo Pessoal)

 

Data

22/03/2022 a 29/03/2022

Dias e Horários

Terças e quintas, das 10h às 11h30

Curso On-Line

Inscrições a partir das 14h do dia 23/2, até o dia 20/3.

Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Teams

Valores

Grátis