Atividades

Organização: Silvana Goulart e Clarissa Schmidt

Curso On-Line
Centros de Memória: fundamentos e perspectivas

Voltar para o início Centros de Memória: fundamentos e perspectivas

Programa

O curso tem por objetivo proporcionar uma visão teórico-prática da função estratégica que os centros de memória podem desempenhar no âmbito de instituições públicas e privadas.

Ainda que todas as instituições acumulem documentos e façam uso contínuo de seu conteúdo, de modo a garantir sustentação e continuidade para as atividades que desenvolvem, observa-se a necessidade de aprimorar os sistemas de informação empregados e de reuni-los em torno dos chamados centros de memória. Destina-se a pessoas graduadas que trabalham em organismos de custódia de documentos e desejam atualizar conhecimentos, aprimorando seu desempenho profissional.

Ação em parceria com Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, com apoio da Arq-SP (Associação dos Arquivistas de São Paulo) e a ABME (Associação Brasileira de Memória Empresarial). Coordenação de: Silvana Goulart e Clarissa Schmidt.

Cronograma:

Módulo Centros de memória: identidades
Aula 1 - 15/8: Tipologia das instituições de custódia de documentos, ênfase nos Centros de Memória.
Com Marcia Pazin.


Aula 2 – 22/8: Base jurídica, tipos de inserção nas instituições. Possibilidades de acervos de diferentes naturezas.
Com Silvana Goulart.


Aula 3 – 29/8: O documento de arquivo e sua natureza. O tratamento dos acervos à luz da teoria arquivística.
Com Renato Mattos e Clarissa Schmidt


Módulo Um projeto de descrição de acervos

Aula 4 – 5/9: Tornar o Centro de Memória visível: Uma identificação comum para diferentes documentos.
Com Camilla Campoi.


Aula 5 – 12/9: Bases de dados e projetos descritivos.
Com Raphael Novaes.

Estudo de caso com Arquivo Geral USP* (horário 14h as 15h30)


Aula 6 – 19/9: Descrição supõe padronização, controle de vocabulário, questões de linguagem, pensar a interação entre bases de dados.
Com Julietti de Andrade

Módulo Centros de memória: ações para divulgar

Aula 7 – 26/9: Produtos e serviços de Centros de Memória.
Com Monica Frandi Ferreira e Clarissa Schmidt.


Aula 8 – 03/10: Projetos de história oral em Centros de Memória.
Com Andrea Kamensky.


Aula 9 – 10/10: Montagem de exposições e ação educativa.
Com Paulo Garcez.

Estudo de caso com Memória Globo*(horário 14h as 15h30).


Aula 10 – 17/10: Formulação de projetos culturais e captação de recursos.
Com Rebeca Finguermann.


Aula 11 – 24/10: Acervos como patrimônio; diferentes públicos, diferentes necessidades, o historiador, o pesquisador.
Com Alexandre Saes.


Módulo Segurança dos acervos

Aula 12 – 31/10: Conservação preventiva de documentos tradicionais.
Com Dione Seripierri.


Aula 13 - 7/11: Projetos de preservação digital.
Com Claudia Lacombe.


14/11 - Visita ao Sesc Memórias (manhã) e a Biblioteca Brasiliana – homenagem a Ana Maria Camargo (tarde) - Visitas presenciais com transmissão para alunos online.


Módulo Centros de memória e regulamentação

Aula 14 - 21/11: Políticas de implantação de centros de memória.
Com Silvana Goulart.


*Estudos de caso serão no horário das 14h às 15h30.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Alexandre Nunis)

Palestrantes

Alexandre Macchione Saes

Alexandre Macchione Saes

Professor do Departamento de Economia da FEA/USP e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da FFLCH/USP. Possui graduação em Ciências Sociais pela UNESP/Fclar (2003) e Doutorado em História Econômica pelo Instituto de Economia da Unicamp (2008). É Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - BBM/USP.
(Foto: Marcos Santos /USP Imagem)

Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky

Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky

Historiadora e professora da Universidade Federal do ABC, coordenadora adjunta do Arquivo Histórico-Cultural do ABC (PROEC – UFABC). Possui Mestrado em História Social, Doutorado em História Econômica (FFLCH-USP). Foi finalista e ganhadora do Prêmio Jabuti, respectivamente em 1998 e 2008, e uma das contempladas do ProAC 2023 na categoria “Literatura Não Ficção”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Camilla Campoi

Camilla Campoi

Doutoranda e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como arquivista na empresa Grifo Projetos Históricos e Editoriais no projeto descritivo da Fundação Fernando Henrique Cardoso. Atualmente, é arquivista na Força Aérea Brasileira (FAB) e leciona no Curso Técnico em Arquivo, da Escola Técnica Estadual de São Paulo (Etec/SP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Clarissa Schmidt

Clarissa Schmidt

Bacharel em Arquivologia pela UNIRIO, bacharel em Ciências Sociais e mestre em História Social pela PUC-SP, doutora em Ciência da Informação pela ECA-USP. Professora do curso de Arquivologia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal Fluminense.
(Foto: Acervo Pessoal)

Claudia Carvalho Masset Lacombe Rocha

Claudia Carvalho Masset Lacombe Rocha

Formada em história e informática. Especialista do Arquivo Nacional desde 1988, tendo atuado nestes anos nas áreas de documentação e de informática. Foi presidente da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conarq, de 2004 a 2019. É pesquisadora do Projeto InterPARES – Projeto colaborativo de pesquisa internacional em Preservação de documentos digitais autênticos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Dione Seripierri

Dione Seripierri

Bibliotecária, participa de várias frentes de trabalho ligados à Conservação e Preservação de Acervos nas Bibliotecas e Arquivos da Universidade de São Paulo. Participação em Projetos Governamentais (Finep, Fapesp, BNDES) para captação de recursos na área de preservação. Possui publicação Literária com autoria em vários artigos e livros.
(Foto: Acerrvo Pessoal)

Julietti de Andrade

Julietti de Andrade

Doutora e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação-ECA-USP. Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Documentação-UFF 2017-2023. Diretora do Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Ortopedia-FMUSP 2006-2015. Atualmente é profa. no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação   da Universidade Federal Fluminense.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcia Cristina Pazin Vitoriano

Marcia Cristina Pazin Vitoriano

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP).  Professora Associada do Curso de Arquivologia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). ".
(Foto: Acervo Pessoal)

Monica Frandi Ferreira

Monica Frandi Ferreira

Arquiteta e urbanista (FAU/PUCCAMP, Mestre (FAU/USP) e Doutora (IAU/USP) na área de concentração Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo. É docente de cursos de Pós-graduação (UAL/PT), superintendente do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro (APHRC), membro da diretoria da ARQ-SP e membro do segmento dos arquivos públicos municipais no CONARQ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Paulo César Garcez Marins

Paulo César Garcez Marins

Historiador, Doutor em História Social e Livre-docente pela USP. Docente do Museu Paulista da USP e dos Programas de Pós-Graduação em Museologia e em Arquitetura e Urbanismo da USP. Chefe da Divisão de Acervo e Curadoria do Museu Paulista entre 2020 e 2024.
(Foto: Acervo Pessoal)

Raphael de Souza Novaes

Raphael de Souza Novaes

Graduado e mestre em História Social pela USP, atua desde 2006 nas áreas de memória institucional e documentação, com experiências em implantação e coordenação de arquivos e centros de memória de instituições públicas e privadas. Atualmente é gerente de projetos na Grifo Projetos Históricos e Editoriais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rebeca Finguermann

Rebeca Finguermann

Advogada, mestre em Direito Político e Econômico - Mackenzie. Atua desde 2014 como Parecerista no Ministério da Cultura (FUNARTE/IBRAM/SAV) e realiza consultorias no setor público e privado na área da Cultura e Terceiro Setor. Foi Diretora de Processos Museais do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. É Parecerista no Distrito Federal e em diversos estados e municípios. Perita, Professora e Articulista.
(Foto: Acervo Pessoal)

Renato Mattos

Renato Mattos

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do curso de graduação em Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação (GCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal Fluminense (UFF).
(Foto: Acervo Pessoal)

Silvana Goulart

Silvana Goulart

Mestra em História pela USP. Dedica-se à consultoria, centros de memória e gestão de documentos permanentes pela Grifo Projetos Históricos e Editoriais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

15/08/2024 a 21/11/2024

Dias e Horários

Quintas, 19h às 21h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 25/7, até o dia 11/8.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira