Curso On-Line
Centros de Memória: fundamentos e perspectivas
Voltar para o início
Programa
O curso tem por objetivo proporcionar uma visão teórico-prática da função estratégica que os centros de memória podem desempenhar no âmbito de instituições públicas e privadas.
Ainda que todas as instituições acumulem documentos e façam uso contínuo de seu conteúdo, de modo a garantir sustentação e continuidade para as atividades que desenvolvem, observa-se a necessidade de aprimorar os sistemas de informação empregados e de reuni-los em torno dos chamados centros de memória. Destina-se a pessoas graduadas que trabalham em organismos de custódia de documentos e desejam atualizar conhecimentos, aprimorando seu desempenho profissional.
Ação em parceria com Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, com apoio da Arq-SP (Associação dos Arquivistas de São Paulo) e a ABME (Associação Brasileira de Memória Empresarial). Coordenação de: Silvana Goulart e Clarissa Schmidt.
Cronograma:
Módulo Centros de memória: identidades
Aula 1 - 15/8: Tipologia das instituições de custódia de documentos, ênfase nos Centros de Memória.
Com Marcia Pazin.
Aula 2 – 22/8: Base jurídica, tipos de inserção nas instituições. Possibilidades de acervos de diferentes naturezas.
Com Silvana Goulart.
Aula 3 – 29/8: O documento de arquivo e sua natureza. O tratamento dos acervos à luz da teoria arquivística.
Com Renato Mattos e Clarissa Schmidt
Módulo Um projeto de descrição de acervos
Aula 4 – 5/9: Tornar o Centro de Memória visível: Uma identificação comum para diferentes documentos.
Com Camilla Campoi.
Aula 5 – 12/9: Bases de dados e projetos descritivos.
Com Raphael Novaes.
Estudo de caso com Arquivo Geral USP* (horário 14h as 15h30)
Aula 6 – 19/9: Descrição supõe padronização, controle de vocabulário, questões de linguagem, pensar a interação entre bases de dados.
Com Julietti de Andrade
Módulo Centros de memória: ações para divulgar
Aula 7 – 26/9: Produtos e serviços de Centros de Memória.
Com Monica Frandi Ferreira e Clarissa Schmidt.
Aula 8 – 03/10: Projetos de história oral em Centros de Memória.
Com Andrea Kamensky.
Aula 9 – 10/10: Montagem de exposições e ação educativa.
Com Paulo Garcez.
Estudo de caso com Memória Globo*(horário 14h as 15h30).
Aula 10 – 17/10: Formulação de projetos culturais e captação de recursos.
Com Rebeca Finguermann.
Aula 11 – 24/10: Acervos como patrimônio; diferentes públicos, diferentes necessidades, o historiador, o pesquisador.
Com Alexandre Saes.
Módulo Segurança dos acervos
Aula 12 – 31/10: Conservação preventiva de documentos tradicionais.
Com Dione Seripierri.
Aula 13 - 7/11: Projetos de preservação digital.
Com Claudia Lacombe.
14/11 - Visita ao Sesc Memórias (manhã) e a Biblioteca Brasiliana – homenagem a Ana Maria Camargo (tarde) - Visitas presenciais com transmissão para alunos online.
Módulo Centros de memória e regulamentação
Aula 14 - 21/11: Políticas de implantação de centros de memória.
Com Silvana Goulart.
*Estudos de caso serão no horário das 14h às 15h30.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Alexandre Nunis)
Palestrantes
Alexandre Macchione Saes
Professor do Departamento de Economia da FEA/USP e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da FFLCH/USP. Possui graduação em Ciências Sociais pela UNESP/Fclar (2003) e Doutorado em História Econômica pelo Instituto de Economia da Unicamp (2008). É Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - BBM/USP.
(Foto: Marcos Santos /USP Imagem)
Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky
Historiadora e professora da Universidade Federal do ABC, coordenadora adjunta do Arquivo Histórico-Cultural do ABC (PROEC – UFABC). Possui Mestrado em História Social, Doutorado em História Econômica (FFLCH-USP). Foi finalista e ganhadora do Prêmio Jabuti, respectivamente em 1998 e 2008, e uma das contempladas do ProAC 2023 na categoria “Literatura Não Ficção”.
(Foto: Acervo Pessoal)
Camilla Campoi
Doutoranda e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como arquivista na empresa Grifo Projetos Históricos e Editoriais no projeto descritivo da Fundação Fernando Henrique Cardoso. Atualmente, é arquivista na Força Aérea Brasileira (FAB) e leciona no Curso Técnico em Arquivo, da Escola Técnica Estadual de São Paulo (Etec/SP).
(Foto: Acervo Pessoal)
Clarissa Schmidt
Bacharel em Arquivologia pela UNIRIO, bacharel em Ciências Sociais e mestre em História Social pela PUC-SP, doutora em Ciência da Informação pela ECA-USP. Professora do curso de Arquivologia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal Fluminense.
(Foto: Acervo Pessoal)
Claudia Carvalho Masset Lacombe Rocha
Formada em história e informática. Especialista do Arquivo Nacional desde 1988, tendo atuado nestes anos nas áreas de documentação e de informática. Foi presidente da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conarq, de 2004 a 2019. É pesquisadora do Projeto InterPARES – Projeto colaborativo de pesquisa internacional em Preservação de documentos digitais autênticos.
(Foto: Acervo Pessoal)
Dione Seripierri
Bibliotecária, participa de várias frentes de trabalho ligados à Conservação e Preservação de Acervos nas Bibliotecas e Arquivos da Universidade de São Paulo. Participação em Projetos Governamentais (Finep, Fapesp, BNDES) para captação de recursos na área de preservação. Possui publicação Literária com autoria em vários artigos e livros.
(Foto: Acerrvo Pessoal)
Julietti de Andrade
Doutora e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação-ECA-USP. Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Documentação-UFF 2017-2023. Diretora do Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Ortopedia-FMUSP 2006-2015. Atualmente é profa. no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marcia Cristina Pazin Vitoriano
Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP). Professora Associada do Curso de Arquivologia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). ".
(Foto: Acervo Pessoal)
Monica Frandi Ferreira
Arquiteta e urbanista (FAU/PUCCAMP, Mestre (FAU/USP) e Doutora (IAU/USP) na área de concentração Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo. É docente de cursos de Pós-graduação (UAL/PT), superintendente do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro (APHRC), membro da diretoria da ARQ-SP e membro do segmento dos arquivos públicos municipais no CONARQ.
(Foto: Acervo Pessoal)
Paulo César Garcez Marins
Historiador, Doutor em História Social e Livre-docente pela USP. Docente do Museu Paulista da USP e dos Programas de Pós-Graduação em Museologia e em Arquitetura e Urbanismo da USP. Chefe da Divisão de Acervo e Curadoria do Museu Paulista entre 2020 e 2024.
(Foto: Acervo Pessoal)
Raphael de Souza Novaes
Graduado e mestre em História Social pela USP, atua desde 2006 nas áreas de memória institucional e documentação, com experiências em implantação e coordenação de arquivos e centros de memória de instituições públicas e privadas. Atualmente é gerente de projetos na Grifo Projetos Históricos e Editoriais.
(Foto: Acervo Pessoal)
Rebeca Finguermann
Advogada, mestre em Direito Político e Econômico - Mackenzie. Atua desde 2014 como Parecerista no Ministério da Cultura (FUNARTE/IBRAM/SAV) e realiza consultorias no setor público e privado na área da Cultura e Terceiro Setor. Foi Diretora de Processos Museais do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. É Parecerista no Distrito Federal e em diversos estados e municípios. Perita, Professora e Articulista.
(Foto: Acervo Pessoal)
Renato Mattos
Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do curso de graduação em Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação (GCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal Fluminense (UFF).
(Foto: Acervo Pessoal)
Silvana Goulart
Mestra em História pela USP. Dedica-se à consultoria, centros de memória e gestão de documentos permanentes pela Grifo Projetos Históricos e Editoriais.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
15/08/2024 a 21/11/2024
Dias e Horários
Quintas, 19h às 21h.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 25/7, até o dia 11/8.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Zoom