Curso Presencial
Ciclo 110 anos de Jorge Amado
Voltar para o início
Programa
Em homenagem aos 110 anos de nascimento de Jorge Amado, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP apresenta um ciclo sobre o escritor baiano, em quatro encontros presenciais, abordando sua relação com a política, religião, culinária e música.
Programação
10/8 - Josélia Aguiar - 110 anos de Jorge Amado
"Viver ardentemente" - Quando lhe perguntavam o que fazer para tornar-se escritor, Jorge Amado respondia que era preciso, antes de tudo, "viver a vida ardentemente". Mas ao reconstituir sua trajetória o que entendemos é que ele foi alguém que sobretudo viveu ardentemente a própria literatura. Na passagem de seus 110 anos de nascimento, essa aula pretende assinalar momentos-chave de sua trajetória literária, de modo a compreender as viradas de sucesso que o tornaram o escritor brasileiro mais popular de seu tempo, tanto no Brasil quanto no exterior.
Com Joselia Aguiar.
17/8 - Eduardo Assis Duarte - Jorge Amado, um homem de seu tempo e de seu país
De todos os autores brasileiros do século XX, Jorge Amado é sem dúvida o que mais se envolveu com as pulsões históricas de seu tempo, tanto no Brasil, como no exterior. Sua trajetória como cidadão e como escritor surge, pois, marcada pelas opções e práticas políticas que abraçou. A palestra pretende destacar pontos importantes desta trajetória de vida-obra, da utopia revolucionária dos anos 30 e 40 à revolução de costumes das décadas seguintes.
24/8 - Paloma Amado: Aromas e sabores da cozinha de Jorge Amado.
Paloma Jorge Amado.
31/8 - Jean Garfunkel, Juliana Rizzo e Prantinha da Silva: Jorge Amado - Amor e Mar.
Canto Livro apresenta alguns textos consagrados da obra de Jorge Amado em meio a um cenário musical que traz à tona as cores da Bahia reveladas pelo autor. Histórias de amor e mar são banhadas pelas canções de Dorival Caymmi, Tom Jobim, Márcio Proença, Paulo César Pinheiro e Ary Barroso. Neste espetáculo são narrados trechos de Mar Morto, Dona Flor e Seus Dois Maridos, A Morte e a Morte de Quincas Berro D'Água e Gabriela Cravo e Canela.
Com Jean Garfunkel, Pratinha Saraiva, flautista e bandolinista. Participou do programa "Som Brasil", acompanhando artistas como Ângela Maria, Jamelão, Renato Teixeira, Inezita Barroso. Atuou ao lado de grandes instrumentistas em shows pelo Brasil e exterior. Participou como solista de várias faixas do CD "Acerto de Contas" que registrou a obra Paulo Vanzolini, em faixas com Chico Buarque, Elton Medeiros, Paulinho da Viola, Juliana Rizzo, cantora integrante dos Trovadores Urbanos desde 2014. Coralista do Coral Usp de 2009 a 2020, com participação em projetos solo, dirigidos e produzidos pela Professora Carmina Juarez, nos anos de 2013, 2014 e 2015. Integrante do elenco de Leituras Dramáticas dirigidas pelo Diretor Roberto Ascar, desde 2016, nas peças "Morte e Vida Severina", "Liberdade, Liberdade" e "Vinícius, o Poeta Social" e Paloma Jorge Amado Costa.
Arte
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
Eduardo de Assis Duarte
Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, integra o Programa de Pós-graduação em Letras e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade, ambos da FALE-UFMG. Publicou diversos livros, entre eles: Autor de Literatura, política, identidades (UFMG, 2005) e Jorge Amado: romance em tempo de utopia (Record, 1996).
(Foto: Acervo Pessoal)
Jean Garfunkel
Poeta, ator, cantor e compositor. Tem cinco discos lançados e músicas gravadas por importantes vozes da MPB, como Elis Regina e Zizi Possi. Como letrista trabalhou com parceiros ilustres como Léa Freire, Júlio Medaglia e Yamandú Costa. Em 2017 lançou o livro Poemania Crônica, onde as crônicas rimadas compõem um subgênero híbrido de criação literária. O contrário da prosa poética: a "poesia proseificada".
(Foto: Acervo Pessoal)
Pratinha Saraiva
Flautista e bandolinista. Participou do programa "Som Brasil", acompanhando artistas como Ângela Maria, Jamelão, Renato Teixeira, Inezita Barroso. Atuou ao lado de grandes instrumentistas em shows pelo Brasil e exterior. Participou como solista de várias faixas do CD "Acerto de Contas" que registrou a obra Paulo Vanzolini, em faixas com Chico Buarque, Elton Medeiros, Paulinho da Viola.
(Foto: Acervo Pessoal)
Joselia Aguiar
Jornalista com doutorado em história pela Universidade de São Paulo (SP). Atua como autora, editora, pesquisadora e curadora na área de literatura. Seu primeiro livro, Jorge Amado – uma biografia, publicado pela Todavia, venceu o prêmio Jabuti em 2019 na categoria biografia, documentário e reportagem. Foi curadora da Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP em 2017 e 2018 e dirigiu a Biblioteca Mário de Andrade entre 2019 e 2021.
(Foto: Michel Arghirachis)
Paloma Jorge Amado Costa
Filha do escritor Jorge Amado, percorre a obra do pai buscando os sabores e compilando receitas, traz à tona nomes de comida, modos de cozinha, misturas de ingredientes, combinações de pratos, bebidas, usos do sal e do açúcar, fatos culinários derivados da preferência ou impostos pelas circunstâncias - tudo o que alimenta e sacia os personagens que povoam a literatura de Jorge Amado e que expressam o cotidiano da Bahia. Escritora, autora de "A comida baiana de Jorge Amado" (Panelinha) e "A frutas de Jorge Amado (Companhia das Letras).
Juliana Rizzo
Cantora integrante dos Trovadores Urbanos desde 2014. Coralista do Coral Usp de 2009 a 2020, com participação em projetos solo, dirigidos e produzidos pela Professora Carmina Juarez, nos anos de 2013, 2014 e 2015. Integrante do elenco de Leituras Dramáticas dirigidas pelo Diretor Roberto Ascar, desde 2016, nas peças "Morte e Vida Severina", "Liberdade, Liberdade" e "Vinícius, o Poeta Social".
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
10/08/2022 a 31/08/2022
Dias e Horários
Quartas, 19h30 às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/7, até o dia 10/8.
Enquanto houver vagas.