Ciclo 1917: o ano que abalou o mundo, 100 anos da Revolução - As mulheres e a revolução russa
Voltar para o início
Programa
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
No período que antecede as revoluções de 1917, as operárias e camponesas russas trabalhavam em condições extremamente precárias, e a situação de miséria e fome era calamitosa, o que levou essas mulheres a protestar pelo fim da fome, pela retirada da Rússia da I Guerra Mundial e por melhores condições de trabalho.
Depois da atuação na Revolução de 1905, a organização das mulheres em instituições, eventos e periódicos próprios se intensificou ainda mais na luta pelo sufrágio universal, pela equidade de direitos, salários e outras demandas da emancipação feminina.
Desta forma, o Dia Internacional das Mulheres de 1917 (na Rússia, 23 de fevereiro, no Ocidente, 8 de março), quando milhares de mulheres saíram às ruas de Petrogrado, foi um marco para as Revoluções de Fevereiro e Outubro.
O objetivo da palestra é destacar o protagonismo feminino em um dos maiores acontecimentos político e social do século XX: as revoluções na Rússia, que levaram à queda do czarismo e à ascensão do socialismo na União Soviética.
Esta palestra faz parte do ciclo sobre os 100 anos da Revolução Russa, realizado em parceria com a Boitempo Editorial.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Arte: Walter Cruz)
Data
13/07/2017 a 13/07/2017
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.