Ciclo 1917: o ano que abalou o mundo, 100 anos da Revolução Russa - A greve geral de 1917 em São Paulo e a conjuntura insurreicional global
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
O movimento grevista que ocorreu em São Paulo e ao mesmo tempo se alastrou em outras cidades do Estado e do país remonta à atividade organizativa e às lutas dos trabalhadores desde as décadas anteriores do fim do século XIX e começo do século XX, mas foi acelerada e tomou feições próprias por causa do contexto nacional e internacional da época da Primeira Guerra Mundial. Grupos de diversas tendências políticas, organizadores e militantes sindicais e sindicalistas, milhares de trabalhadores, se juntaram na principal greve até então, que apresentou continuidades, mas também muitas rupturas, em relação ao período anterior.
A palestra pretende explorar estes elementos de tradição e inovação, à luz do contexto internacional da época, evidenciando as conexões globais do movimento com o que estava ocorrendo no resto do mundo no mesmo período. Esta palestra faz parte de um ciclo sobre os 100 anos da Revolução Russa, realizado em parceria com a Boitempo Editorial.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes

Luigi Biondi
Professor de História Contemporânea da UNIFESP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
23/03/2017 a 23/03/2017
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de fevereiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.