Curso Presencial
Ciclo Atravessamentos Decoloniais na Gestão do Esporte
Voltar para o início
Programa
Este ciclo tem o objetivo de colaborar na construção de novos caminhos, na busca de alternativas e na educação permanente dos profissionais que atuam na gestão em organizações públicas, privadas sem fins lucrativos e da sociedade civil. Para tanto, o ciclo está formatado com três encontros presenciais, seguidos de grupos de trabalho, nos meses de Junho, Julho e Agosto de 2024.
Mesa 1 | Esporte lazer: direito, acesso e políticas públicas
O esporte lazer é compreendido constitucionalmente enquanto direito social e, portanto, é dever do Estado garantir os meios de acesso à todas as pessoas. Por mais que a políticas públicas versem pela democratização e universalização do esporte, por vezes, ele é compreendido como um direito social de menor valor frente a educação, saúde, trabalho, segurança.
Sendo os investimentos no setor justificáveis quando há o discurso civilizatório, disciplinador e moralizante dos sujeitos em situação de vulnerabilidade, quando não dito, marginalidade. Discurso esse por si só discriminatório ao associar negativamente todos e tudo que é periférico e ao conferir ao esporte o papel transformador desta realidade. Essa falácia esteve muito presente na história da Educação Física, e ainda é reproduzida em vários espaços, o que exige dos gestores um olhar crítico e decolonial para os sujeitos, suas culturas, saberes e corporalidades.
Transformador é a equidade, a justiça social e a garantia dos direitos para uma vida digna. Na ausência ou insuficiência da ação do Estado, tais ações são assumidas pela sociedade civil, e o que temos é uma crescente de leis de incentivo para viabilizar ações que deveriam ser do poder público.
Esta mesa propõe discutir as políticas públicas de acesso ao esporte lazer na perspectiva decolonial apontando para possíveis caminhos para gestores, proponentes de projetos e profissionais da área do esporte.
Com Fernando Starepravo e Marie Luce Tavares.
Mediação Mariana Prado.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes
Fernando Starepravo
Doutor e mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, com estágio de pós-doutorado na Loughborough University (UK). Atualmente é professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL e colaborar no Instituto Inteligência Esportiva da UFPR.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marie Luce Tavares
Doutora em Estudos do Lazer (UFMG), com estágio de pós-graduação no Programa Doutoral em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro/Portugal; Mestra em Estudos do Lazer (UFMG) e Licenciada e Bacharel em Educação Física (UFV). Professora de Educação Física, Coordenadora de Cultura, Esporte e Lazer do IFMG e Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (NEPGRES).
(Foto: Acervo Pessoal)
Mariana Prado
Educadora Física, especialista em Gestão do Esporte - SESC SP; Supervisora de esportes no Sesc Santana.
Data
29/06/2024 a 29/06/2024
Dias e Horários
Sábado, 10h às 18h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/5, até o dia 29/6.
Enquanto houver vagas.