Curso Presencial
Ciclo Conexões do corpocriador. A percepção na manutenção da vida
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Programa
O ciclo é baseado na pesquisa de Rose Prado, publicada no livro Perspectivas de conexão nas experiências criativas do corpo que dança (2021). Promove os diálogos com curadoria em dança, estudos cognitivos, sociologia, filosofia e comunicação. Cada encontro inicia-se com uma introdução conceitual de Rose Prado, seguida por exposições de dois convidados, questões e observações do público.
11/3 (terça) - Introdução/Perspectivas de Conexão. Rose Prado apresenta os conceitos gerais sobre corpo, criatividade, solidão, lógica tecnológica, isolamento e conexão social. Para ampliação do tema, Rodrigo Monteiro, pesquisador das artes do corpo, propõe uma discussão sobre "Curadorias Contemporâneas no e do Corpo", abordando como plataformas digitais simulam coletividade, fragilizando potencialidades de comunidades e formas de criação artística.
13/3 (quinta) - Perspectiva de imagem. Paula Salles discorre sobre metáforas e grafias no corpo, explorando a ancestralidade como memória viva, com base nas "afrografias" (Leda Maria Martins, 2021). Em diálogo, Kleber Lourenço reflete sobre a memória como dispositivo criativo de ativação do corpo motriz, na subversão entre vida e morte.
18/3 (terça) - Perspectiva de forma. Tal perspectiva abrange os processos simbólicos e estéticos que estruturam nosso modo de interpretar o mundo. Seixas explora o mimo corpóreo (Etienne Decroux) e suas pesquisas em eurodiversidade, aborda a relação entre técnica e poética. Abranches traz o questionamento dos padrões de beleza normativos, presente em seu espetáculo "Corpo sobre tela", inspirado no pintor Francis Bacon.
20/3 (quinta) - Perspectiva de conceito. Borges (online) explora o "jeitinho brasileiro" como adaptação corporal, conectando filosofia e performatividade em ações públicas. Martins (presencial) apresenta a "Dança da Indignação" e os "Corpos Desobedientes", que desafiam padrões excludentes e propõem novas formas de existir.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Gal Martins
Artista da dança, gestora cultural, mestranda em artes da cena. Diretora Artística da Zona AGBARA e da Cia Sansacroma.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcos Abranches
Coreógrafo e bailarino com coreoatetose, utiliza sua deficiência como referência para construir uma linguagem artística própria. Integrou a Cia. FAR 15.
(Foto: Willian Aguiar)

Rose Prado
Mestra em Comunicação e Semiótica (PUCSP), socióloga, artista da cena e artista-educadora há mais de 25 anos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Kleber Lourenço
Ator, bailarino, encenador, coreógrafo, educador e pesquisador em artes da cena. Doutor em Artes (UERJ). Mestre em Artes (UNESP).
(Foto: Felipe Sales)

Rodrigo Monteiro
Doutor e mestre em Comunicação e Semiótica (PUCSP). Professor e pesquisador das Artes do Corpo, coeditor da Oblíqua.
(Foto: Acervo Pessoal)

Paula Salles
Mestra em Comunicação e Semiótica (PUCSP), especialista em Dança (UFBA), bacharel e licenciada em Dança (Unicamp).
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernanda Carlos Borges
Filósofa e psicanalista, doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP), pós-doutora em Artes (UNICAMP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Victor de Seixas
Artista do movimento, docente e filósofo, mestre e doutor em Pedagogia Teatral pela USP. Graduado em Mimo Corpóreo (International School of Corporeal Mime - Londres).
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo, 10 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
CACIOPPO, John T. e PATRICK, William. Solidão. A natureza humana e a necessidade de vínculo social. Tradução: Júlian Fucks. Rio de Janeiro: Record, 2010.
PRADO, Rosemeire A. Perspectivas de conexão nas experiências criativas do corpo que dança. Juiz de Fora: Editora Garcia, 2021.
Data
11/03/2025 a 20/03/2025
Dias e Horários
Terças e Quintas, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/2, até o dia 11/3.
Enquanto houver vagas.