Atividades

A literacia e a ecologia formada na Internet

Ciclo Cultura Educação e Tecnologia em Debate 3ª Edição - Mesa 3

Voltar para o início Ciclo Cultura Educação e Tecnologia em Debate 3ª Edição - Mesa 3

Programa

Os espaços ocupados pelos indivíduos no ecossistema digital, permeado por ambivalências entre a liberdade e a privacidade, a autonomia e o controle, a universalização e a desigualdade, a participação e a ética, é tema do segundo módulo de 2019 do Ciclo "Cultura, educação e tecnologias”.

O foco das discussões é a educação e cultura, em especial a apropriação das tecnologias por alunos e professores e a formação de agentes culturais.

Mesa: Alfabetização para a cidadania digital
O terceiro encontro parte dos dados sobre o uso das TIC em escolas e por crianças e adolescentes para discutir a apropriação crítica das tecnologias, com o desenvolvimento da capacidade de leitura reflexiva e analítica das particularidades da cultura digital, concentrando-se nos papéis atribuídos à educação no apoio à formação dos indivíduos e da sociedade.

Lançamentos TIC Educação, TIC Kids Online e lançamento do 2ª Publicação do Ciclo “Educação, Cultura e Tecnologias em Debate” .

Com Alexandre Barbosa, Danilo Santos de Miranda e Fernando Almeida.

Conferência com Cristina Ponte.
Mediação: Patricia Blanco.

* Este encontro acontecerá no Sesc Pompéia.

** Retirada de ingressos uma hora antes da atividade no hall do teatro do Sesc Pompeia.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Palestrantes

Patrícia Blanco

Patrícia Blanco

Graduada em Relações Públicas pela Cásper Líbero, com Pós-graduação em Marketing pela ESPM. É atualmente Presidente Executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta. É membro do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária – CONAR e membro da Comissão Permanente de Comunicação e Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Alexandre Barbosa

Alexandre Barbosa

Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, pós-doutorado na HEC Montreal no Canadá. Gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – CETIC.br. Coordenador de pesquisas nacionais para a produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e uso das TIC no Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernando Almeida

Fernando Almeida

É filosofo e educador. Doutor em Filosofia da educação pela PUC-SP e pós-doutorado na área da Tecnologias da Educação, pelo CNPq/CNRS, em Lyon-FR. Foi secretário da Educação do município de São Paulo, vice-reitor da PUC-SP. Atualmente é professor titular do curso de pós-graduação em educação: currículo, na PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cristina Ponte

Cristina Ponte

Coordena a equipa portuguesa da rede europeia EU Kids Online desde o seu início, em 2006, e faz parte da sua direção. Professora associada com agregação em Estudos dos Média e do Jornalismo, é atualmente coordenadora executiva do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e membro integrado do Instituto de Comunicação (ICNOVA).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

05/11/2019 a 05/11/2019

Dias e Horários

Terça, 19h às 21h.

Retirada de ingressos uma hora antes da atividade no hall do teatro do Sesc Pompeia.

Local

Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93, Pompeia.
São Paulo - SP.

Valores

Grátis