Atividades

Patrícia Rehder Galvão, homenagedada da FLIP 2023.

Curso Presencial
Ciclo da Autora Homenageada: Pagu

Voltar para o início Ciclo da Autora Homenageada: Pagu

Programa

Cartunista, jornalista, dramaturga, poeta, tradutora, crítica literária e multiartista, Patrícia Rehder Galvão atuou ativamente nos movimentos feminista, vanguardista e antifascista. O ativismo da autora e a dedicação à causa proletária, junto ao PCB, rendeu diversas passagens pela prisão, um trauma que deixou cicatrizes em seu estado psíquico.

Pagu publicou os romances Parque Industrial (edição da autora, 1933), sob o pseudônimo Mara Lobo, considerado o primeiro romance proletário brasileiro, e A Famosa Revista (Americ-Edit, 1945), em colaboração com Geraldo Ferraz. Parque Industrial foi publicado nos Estados Unidos em tradução de Kenneth David Jackson, em 1994, pela University of Nebraska Press, e na França, em tradução e edição crítica de Antoine Chareyre, em 2015.

Escreveu também contos policiais, sob o pseudônimo King Shelter, publicados originalmente na revista pulp Detective, publicada pelo Diários Associados. Alguns desses textos foram dirigidos pelo dramaturgo Nelson Rodrigues, e depois reunidos em Safra Macabra (Livraria José Olympio Editora, 1998). Para o teatro, traduziu grandes autores até então inéditos no Brasil, como James Joyce, Eugène Ionesco, Fernando Arrabal e Octavio Paz.

Profundamente engajada com as questões sociais e anticonvencional por excelência, a obra de Galvão foi, ao longo do tempo, abraçada por mulheres, feministas, concretistas, marxistas, além das mais variadas correntes artísticas e sociais, que enxergam na figura de Pagu um emblema da força feminista e vanguardista.

Este ciclo tem como objetivo analisar criticamente a obra de Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, homenageada da Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP 2023. Inspirado pela produção de Pagu, intelectuais, escritoras e escritores debatem o impacto da autora no seu tempo e o legado que ela deixa presente em nossos dias.

Programação:

24/10 - 19h30 às 21h30
Mesa 1: As Pagus de cada um

Convidados: Lúcia Maria Teixeira, Marcelo Ariel e Rudá K. Andrade.
Mediação: Fernanda Bastos.

25/10 - 19h30 às 21h30
Mesa 2: Pagu e a escrita de mulheres

Convidados: Adriana Armony, Constância Lima Duarte e Maria José Silveira.
Mediação: Mirian Santos.

26/10 - 19h30 às 21h30
Mesa 3: Poéticas de Pagu

Convidados: Cida Pedrosa, Nádia Gotlib e Telma Scherer.
Mediação: Natália Agra.

27/10 - 19h30 às 21h30
Mesa 4: Arte, Jornalismo e Prisão: A vida intensa de Pagu

Convidados: Gênese Andrade, Lia Zatz e Preta Ferreira
Mediação: Fernanda Bastos.

28/10 - 15h às 18h
Mesa 5:  Pagu e o teatro + Leitura dramática: Martha Nowill
Convidadas: Christiane Tricerri, Gilka Verana e Lilian de Lima.
Mediação: Noemi Jaffe.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Maria José Silveira

Maria José Silveira

Escritora, tradutora e editora. É formada em Comunicação pela Universidade de Brasília em Antropologia pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Lima, Peru e mestre em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lilian de Lima

Lilian de Lima

Atriz, cantora, dramaturga, diretora e preparadora vocal.
(Foto: Eduardo Ribeiro)

Noemi Jaffe

Noemi Jaffe

Escritora, doutora em Literatura Brasileira pela USP, crítica literária e professora de literatura e escrita. Publicou “O que os cegos estão sonhando?”, “O que ela sussurra” e “Lili – novela de um luto”, entre outros. Desde 2016, coordena o Centro Cultural Literário Escrevedeira.
(Foto: Renato Parada)

Nádia Battella Gotlib

Nádia Battella Gotlib

professora aposentada da Universidade de São Paulo. Atuou em várias universidades do Brasil e do exterior. (Universidade de Oxford, Universidade de Buenos Aires).
(Foto: João Avelino)

Constância Lima Duarte

Constância Lima Duarte

Professora doutora de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da UFMG. Dentre suas publicações destacam-se: Direitos das mulheres e injustiça dos homens, de Nísia Floresta Brasileira Augusta. (1989); Nísia Floresta: vida e obra (1995; 2 ed. 2008); Nísia Floresta: a primeira feminista do Brasil (2005); Mulheres em Letras: antologia de escritoras mineiras (Org. 2008); e Mulheres de Minas: lutas e conquistas (2008), Dicionário de escritoras portuguesas (coautoria, 2009), Escritoras de ontem e de hoje (coautoria, 2012); Arquivos femininos: literatura, valores, sentidos (Org. 2014); Primeiras leituras (Org. 2014); Mulheres em Letras: memoria, transgressão, linguagem (Org. 2015); Imprensa Feminina e feminista no Brasil – Séc. XIX – Dicionário ilustrado (2016); entre outros.
(Foto: Coni)

Gênese Andrade

Gênese Andrade

Doutora em Literatura Hispano-americana pela USP, com pós-doutorado em Literatura Comparada pela Unicamp. Professora universitária, pesquisadora e tradutora.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcelo Ariel

Marcelo Ariel

Poeta, ensaísta e teatrólogo
(Foto: Acervo Pessoal)

Lúcia Maria Teixeira

Lúcia Maria Teixeira

Mestre e doutora em Psicologia da Educação, educadora, psicóloga, pesquisadora e escritora.
(Foto: Acervo Pessoal)

Adriana Armony

Adriana Armony

Escritora, professora do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, e doutora em Literatura Comparada pela UFRJ, com pós-doutorado na Sorbonne Nouvelle (Paris III).
(Foto: Acervo Pessoal)

Telma Scherer

Telma Scherer

Escritora, performer, artista visual e professora de literatura. Tem formação acadêmica nas áreas das artes visuais, filosofia e literatura.
(Foto: JM Terenzi)

Lia Zatz

Lia Zatz

Licenciou-se em Filosofia na Universidade de Paris X – Nanterre e completou a pós-graduação em Ciência Política na Universidade de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Christiane Tricerri

Christiane Tricerri

Atriz e diretora formada pela ECA-USP. Participa do Teatro do Ornitorrinco há 40 anos, ao lado de Cacá Rosset.
(Foto: Angela Faria)

Gilka Verana

Gilka Verana

Diretora de Teatro e Atriz. É formada em Artes Cênicas e Performance Arte pela Royal Central School of Speech and Drama (Londres) e possui mestrado em Performance e Cultura: Perspectivas Interdisciplinares pela Goldsmiths College (Londres).
(Foto: Acervo Pessoal)

Martha Nowill

Martha Nowill

Atriz, escritora e roteirista. Já integrou o elenco de mais de vinte e cinco filmes, dezoito séries e quinze peças de teatro. É formada em Cinema pela FAAP e em Teatro na Escola Célia Helena. Publicou o livro de poemas “O que ela quer".
(Foto: Eduarda Albuquerque)

Natália Agra

Natália Agra

Poeta e editora.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

24/10/2023 a 28/10/2023

Dias e Horários

Terça a Sexta, 19h30 às 21h30.

Sábado, 15h às 17h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/9, até o dia 24/10.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora