Atividades

Circuito Sesc de Artes 2022

Ciclo de Sensibilização para Educadores- Turma manhã

Voltar para o início Ciclo de Sensibilização para Educadores- Turma manhã

Programa

Este ciclo propõe o encontro entre experiências educativas e artísticas entre diferentes realizadores, com o objetivo de dialogar sobre como as artes e a cultura podem favorecer o retorno às aulas, e como transformá-las em estratégias para socialização e aprendizagem de conteúdos e de construção cotidiana de conhecimentos em ambientes de ensino formal e não-formal.

A partir de vivências e proposições práticas que valorizem a escuta, o protagonismo e o movimento, em um circuito de trocas e provocações propositivas à criação.  

10/8: Pedagogia dos Saraus, com Rodrigo Ciríaco e Rebeka Caroline.

17/8: Escuta generosa e narração de histórias, com Fabiana Rubira e André Luis Pereira dos Santos.

24/8: Pedagogia do Palhaço e Terreiros do Riso, com Marco Guerra e Vanessa Rosa.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade. Encaminhar e-mail para centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br e solicitar o cancelamento

Palestrantes

Fabiana Rubira

Fabiana Rubira

Doutora em Educação (FEUSP), com a tese "Dançando com o Minotauro nas Noites: narração de estórias e formação humana". Atua como professora no ensino superior em Pedagogia, como contadora de estórias e palestrante. Participou da equipe de coordenação do evento internacional de contadores de histórias "Boca do Céu" (2006-2010) e coordenou o núcleo de Narração de Estórias no Lab_Arte da FEUSP (2009-2015).
(Foto: Pedro Napolitano)

Rodrigo Ciríaco

Rodrigo Ciríaco

Educador, escritor, produtor cultural e historiador formado pela USP. Autor de 05 livros, entre eles "Te Pego Lá Fora", "Vendo Pó...esia", e dos infantis "Menino Moleque Poeta Serelepe" e "Vovó virou Semente", adotados pelas salas de leitura da Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo. É idealizador da "Pedagogia dos Saraus", método de incentivo à leitura, produção escrita e difusão literária em escolas públicas estaduais e municipais, tendo realizado a formação de mais de 600 educadores/as em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e apoio da Fundação Tide Setubal. Fundador do espaço cultural "Casa Poética" e criador do "SarauZim - Sarau infantil", foi autor convidado da Bienal do Livro de SP (2022), FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty (2020), Arte da Palavra - SESC (2018), Primavera Literária Brasileira / Europa (2018), Salão do Livro de Paris (2015 e 2013) entre outros. É curador da FliCanga: Festa Literária do Cangaíba.
(Foto: Renata Armelin)

André Luis Pereira dos Santos

André Luis Pereira dos Santos

Doutorando em Educação (FEUSP), especialista em Ética (EACH-USP) e bacharel em Filosofia (FFLCH-USP). Músico e arte-educador, trabalhou como formador na área das relações étnico-raciais da secretaria municipal de Educação de São Paulo. Atualmente é diretor de escola municipal e desenvolve pesquisas sobre corporeidade, vivências e musicalidades afro-diaspóricas.
(Foto: Nádia Tobias)

Marco Guerra

Marco Guerra

Ator, palhaço e contador de histórias. Pedagogo, Mestre e doutorando em Educação pela FEUSP. Idealizador da Pedagogia do Palhaço e pesquisador do lab_arte, Laboratório Experimental de Arte, Educação e Cultura da FE-USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rebeka Caroline

Rebeka Caroline

Tem 22 anos e integra o coletivo Mesquiteiros desde 2013. Com três textos autorais publicados nas antologias "Pode Pá Que É Nóis Que Tá VOL IV e VOL V", ajudando também na colaboração de dois Concursos literários, organizados pelo coletivo Mesquiteiros. Participa ativamente do Sarauzim Sarau dos Mesquiteiros (sarau voltado para crianças) desde 2017, realizado pelo mesmo coletivo. Integrante da Casa Poética.
(Foto: Melissa Flor)

Vanessa Rosa

Vanessa Rosa

Artista do riso, arte-educadora, atriz e produtora.  Há 18 anos pesquisa o teatro com foco na linguagem da comédia e desde 2009 orienta grupos de diversas idades referente ao teatro e as comicidades, buscando a prática de uma educação por intermédio de saberes ancestrais.  Terreiros do Riso é seu encanto e como nomeia suas vivências no campo das comicidades negras pensadas a partir de matrizes e motrizes de manifestações afrobrasileiras.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

10/08/2022 a 24/08/2022

Dias e Horários

Quartas, 10h às 12h30.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 28/7, até o dia 9/8.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis