Atividades

"Maria Firmina dos Reis e o cânone"

Ciclo do Autora Homenageada: Maria Firmina dos Reis - (1º encontro)

Voltar para o início Ciclo do Autora Homenageada: Maria Firmina dos Reis - (1º encontro)

Programa

Em quatro encontros, professores, pesquisadores e artistas discutem a importância da autora homenageada da 20ª Flip para a história da literatura brasileira:

O primeiro enontro, "Maria Firmina dos Reis e o cânone", discute como  a entrada de Maria Firmina dos Reis na história da literatura local ilumina as disputas e as rasuras à narrativa tradicional do cânone,

O Ciclo é uma realização do Sesc São Paulo, por meio do seu Centro de Pesquisa e Formação e a FLIP.

Com Fernanda Miranda, Eduardo de Assis Duarte e Denise Carrascosa.
Mediação: Fernanda Bastos.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Flip)

Palestrantes

Fernanda Miranda

Fernanda Miranda

Professora que atua na pesquisa sobre as autorias negras na literatura. É Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, e é parte do conselho editorial responsável pela publicação completa das obras de Carolina Maria de Jesus.
(Foto: Acervo Pessoal)


Eduardo de Assis Duarte

Eduardo de Assis Duarte

Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo,  integra o Programa de Pós-graduação em Letras e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade, ambos da FALE-UFMG. Publicou diversos livros, entre eles: Autor de Literatura, política, identidades (UFMG, 2005) e Jorge Amado: romance em tempo de utopia (Record, 1996).
(Foto: Acervo Pessoal)

Denise Carrascosa

Denise Carrascosa

Doutora em crítica literária e cultural, tradutora literária, advogada e professora de literatura na Universidade Federal da Bahia. Lidera o projeto de pesquisa Traduzindo no Atlântico Negro e participa do Conselho Editorial da Editora Ogum's, editora negra baseada em Salvador (BA).
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernanda Bastos

Fernanda Bastos

Jornalista, tradutora e editora de livros. Fundou, ao lado do crítico literário Luiz Maurício Azevedo, a editora Figura de Linguagem, casa negra e independente sediada em Porto Alegre. Atua como apresentadora na TVE RS e no podcast Onda Negra, da Plataforma Feminismos Plurais.
(Foto: Gustavo Schossler)

Data

19/10/2022 a 19/10/2022

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/9, até o dia 19/10.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Inscreva-se agora