Atividades

"A poesia de Maria Firmina dos Reis e a produção contemporânea"

Ciclo do Autora Homenageada: Maria Firmina dos Reis - (4º encontro)

Voltar para o início Ciclo do Autora Homenageada: Maria Firmina dos Reis - (4º encontro)

Programa

Em quatro encontros, professores, pesquisadores e artistas discutem a importância da autora homenageada da 20ª Flip para a história da literatura brasileira:

Ao longo dos anos, Maria Firmina dos Reis tem ampliado o público que abraça sua produção, ganhando mais leitoras e pesquisas sobre sua obra em todo o Brasil. "A poesia de Maria Firmina dos Reis e a produção contemporânea" reúne Lívia Natália, Miriam Alves e Regina Azevedo, poetas que representam esse legado de coragem e amor pela poesia. Três mulheres que cantam versos contra as opressões da atualidade e que, tal como Maria Firmina, batalham para que a literatura seja democratizada. Para celebrar a força da oralidade, o encontro conta ainda com uma apresentação artística do Slam das Minas, inspirada em Maria Firmina dos Reis.

O Ciclo é uma realização do Sesc São Paulo, por meio do seu Centro de Pesquisa e Formação e a FLIP.

Com Lívia Natália e Regina Azevedo.
Apresentação: Slam das Minas.
Mediação: Pedro Meira Monteiro.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Flip)

Palestrantes

Pedro Meira Monteiro

Pedro Meira Monteiro

Professor titular na Princeton University. Desde 2012 dirige, com Nicola Cooney, os programas de língua portuguesa que Princeton oferece no verão, no Brasil e também em Portugal. Em 2018, criou com João Biehl o Brazil LAB (Luso-Afro-Brazilian Studies), um hub de pesquisa e ensino multidisciplinar que explora, a partir de Princeton, a política, a história, a cultura e a ciência, congregando professores e alunos, pesquisadores, artistas e intelectuais que trabalham sobre o Brasil ou no Brasil. Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lívia Natália

Lívia Natália

Tem pós-doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília, e é Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, onde também é Professora Associada de Teoria da Literatura. Escreveu, entre outros,  Água Negra (Caramurê, 2010) e Correntezas e Outros Estudos Marinhos (Ogums Toques Negros, 2015). Em face dos últimos acontecimentos (Ed. Caramurê, 2022) é o seu mais recente livro de poesias.
(Foto: Acervo Pessoal)

Regina Azevedo

Regina Azevedo

Nasceu em Natal (RN) e é poeta. Publicou alguns livros de poemas, entre eles Pirueta (2017, selo do burro), Vermelho fogo (2021, independente) e Carcaça (2021, Munganga Edições). Integra a antologia As 29 poetas hoje (2021, Companhia das Letras), organizada por Heloísa Buarque de Hollanda.
(Foto: Luana Tayze)

Slam das Minas

Slam das Minas

Com Pam Araujo, Apêagá, Carolina Peixoto, IbuHelena e Aflordescendente, A Slam das Minas SP é a primeira batalha poética com recorte de gênero de São Paulo, que atua com literatura em diversas linguagens, explorando as construções possíveis através das palavras. A Slam já se apresentou e ministrou oficinas nas cidades de Campinas, Santos, Sorocaba, Bertioga, Jundiaí, Rio de Janeiro, Paraty e Belém; estimulando o surgimento de novos slams com a mesma proposta pelo país.
(Foto: Divulgação)

Data

22/10/2022 a 22/10/2022

Dias e Horários

Sábado, 11h às 13h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/9, até o dia 22/10.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora