Atividades

As práticas de escuta no processo educativo e no protagonismo da criança

Contextos
Ciclo Educar Hoje - A Importância da Escuta

Voltar para o início Ciclo Educar Hoje - A Importância da Escuta

Programa

O Ciclo Educar teve seu início durante as comemorações dos 30 anos do Curumim, em 2017.

É uma ação do Programa Curumim e propõe a reflexão para uma educação centrada no ser e em sua multidimensionalidade.

Esse ano, traz como tema : a importância da Escuta e sugere a ideia de que ao garantir o espaço de Fala se requer, necessariamente, mirar também para a outra ponta - a Escuta. A escuta direciona nosso olhar, promove e viabiliza bons encontros com o outro por meio do diálogo.

O escutar pressupõe vontade, determinação, um direcionamento intencional e ativo. Ato que permite que estejamos no mundo não solitariamente, mas acompanhados.

Com Carlos Rodrigues Bandão, Moacir Gadotti e Therezita Pagani.
Mediação: Sabrina da Paixão Brésio.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Carlos Rodrigues Bandão

Carlos Rodrigues Bandão

Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em antropologia pela da Universidade de Brasília. Doutor em ciências sociais na Universidade de São Paulo. Professor de antropologia na Universidade Estadual de Campinas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Moacir Gadotti

Moacir Gadotti

Filósofo e pedagogo, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, foi professor de História e Filosofia da Educação na Universidade Estadual de Campinas e nas Universidades Católicas de São Paulo e de Campinas. Atualmente é professor aposentado pela Universidade de São Paulo e Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire. Entre seus livros, traduzidos em diversas línguas, destacam-se: História das ideias pedagógicas (1993), Pedagogia da Práxis (1995) Paulo Freire: uma biobibliografia (1996), Pedagogia da Terra (2001), Boniteza de um sonho (2011), A escola dos meus sonhos (2019).
(Foto: Acervo Pessoal)

Therezita Pagani

Therezita Pagani

Educadora, fundadora e diretora da Te-Arte,escola-quintal localizada na região do Butantã, com proposição pedagógica registrada no documentário "Sementes do nosso quintal (2012)", que focaliza uma práxis democrática, de diálogo e escuta entre criança e educador, em contato direto e constate com a natureza e o livre brincar.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sabrina da Paixão Brésio

Sabrina da Paixão Brésio

Historiadora, mestre e doutoranda em Educação pela FEUSP na linha de pesquisa: cultura, filosofia e  história da Educação. Integrante do Lab_Arte (laboratório experimental de arte-educação & cultura), e do GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura). Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

18/10/2019 a 18/10/2019

Dias e Horários

Sexta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis