Atividades

O cenário ballroom nas periferias de São Paulo

Curso Presencial
Ciclo Estéticas das Periferias 2022 - Ballroom: orgulho e resistência

Voltar para o início Ciclo Estéticas das Periferias 2022 - Ballroom: orgulho e resistência

Programa

O Estéticas das periferias mobiliza a produção cultural de diversos coletivos das periferias de São Paulo, como ação política coloca no centro a produção marginalizada da juventude negra, periférica, de mulheres e LGBTQIAP+.

Serão apresentados os fundamentos do ballroom desde a produção insurgente cultural das comunidades periféricas LGBTQIAP+, bem como as implicações de suas ações na promoção de debates sobre saúde, empregabilidade, inovação de produção, rede de apoio e interseccionalidades de raça, gênero e território.

30/8 - 14h às 16h
Mesa 1 - Ballroom no Brasil
A cena Ballroom que conhecemos foi criada em meados da década de 80, onde pessoas da comunidade LGBTQIAP+, especialmente gays e mulheres trans negras e latinas, representadas por suas casas (houses), se reuniam em uma disputa de dança, looks, face, dentre outros. A dança, intitulada Voguing, em referência as poses que as modelos faziam para a revista Vogue, ganhou o mundo especialmente com o single da Madonna, com o documentário Paris is Burning e hoje com os programas televisivos como RuPaul's Drag Race, Pose e Legendary. Como no resto do mundo, a cena ballroom tem crescido nas periferias do Brasil resistindo a violência e à exclusão social. A proposta da mesa é investigar os aspectos históricos e sócio-culturais da cena ballroom e suas especificidades no contexto brasileiro.
Com Flip Couto e Yagaga Kengaral Revlon.
Mediação: Peu Morais.

30/8 - 16h30 às 18h30
Mesa 2 - Rompendo as barreiras da cisheteronormatividade nas produções artísticas
Esta mesa propõe a reflexão sobre a produção política, artística e cultural de pessoas LGBTQIAP+ que a partir da desobediência de gênero tem possibilitado a construção de estratégias visionárias, novas epistemologias e articulações únicas e antissistêmicas.
Com Paulete Lindacelva e Felix Pimenta.
Mediação: Coletivo Hip Hop Mulher (Tiely).

31/8 - 14h às 16h
Mesa 3 - Houses: Acolhimento, Saúde e autoestima
A houses (casas) se apresentam especialmente para a população LGBTQIAP+ como um espaço seguro, muitas vezes de acolhimento a jovens gays e transexuais com conflitos ou expulsos de casa. E embora as casas, lideradas por mothers ou fathers apresentem uma estrutura que pode ser, em um primeiro momento, lida como similar às das famílias tradicionais, na verdade as houses vão na contramão da estrutura violenta e patriarcal, fortalecendo um senso de comunidade, pertencimento, afeto e possibilidade de ser e existir.
Com Luna Akira e Elvis Justino Stronger.
Mediação: Bruno Coletivo JAMAC.

31/8 - 16h30 às 18h30
Mesa 4 - Eu não vou morrer: Direitos e Políticas públicas para população LGBTQIAP+
Novos projetos políticos têm sido construídos nos últimos anos, especialmente pela crescente ocupação de mulheres trans em cargos legislativos. Na contramão da política estrutural de morte às populações racializadas e LGBTQIAP+, este novo cenário nos aponta horizontes na construção de políticas públicas de visibilidade, respeito e afirmação da vida.
Com Bruna Benevides e Keila Simpson.
Mediação: Patricia Borges.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Flip Couto

Flip Couto

(Festa Amém): o artista interdisciplinar provoca através de seus trabalhos discussões sobre raça, classe, gênero e saúde em diálogo com as comunidades Ballroom, Hip Hop e outras estéticas urbanas contemporâneas.
(Foto: Arquivo Pessoal)

Patrícia Borges

Patrícia Borges

(Coletivo Transarau), poetisa, produtora cultural, coordenadora nos setores de educação e cultura no coletivo Transformação. Assessora parlamentar da Vereadora Erika Hilton, em São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Yagaga Kengaral

Yagaga Kengaral

Travesti artista e residente de Fortaleza-CE. É mãe da Kiki House of Kengaral. Integrante do Carnaval no Inferno e Becha Cearense, onde atua como Professora e Produtora.
(Foto: Acervo Pessoal)

Peu Morais

Peu Morais

(Casa de Mutatis): bixa preta nascida na Zona Leste de São Paulo, multi artista, pesquisador e produtor cultural. É Técnico de Artes Dramáticas (Teatro) pela ETEC de Artes.  Na comunidade Ballroom integra a Casa De Mutatis, onde aprofundou seus estudos em Runway, Old Way e Sex Siren.
(Foto: Acervo Pessoal)

Paulete Lindacelva

Paulete Lindacelva

Curadora independente, DJ, artista visual e apresentadora, tem sua produção permeada por questões de raça, desobediência de gênero, políticas de afirmação e oralidade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Felix Pimenta

Felix Pimenta

Artista, dançarino performer, MC Comentator, pesquisador, professor e coreógrafo de Danças Urbanas. Especializado nas danças Performances Waacking e Voguing, Pioneire da cena Ballroom São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Coletivo Hip Hop Mulher

Coletivo Hip Hop Mulher

(Tiely), multi-artista e cria da Zona Leste de São Paulo, considerado o 1º Homem Trans do rap nacional.
(Foto: Bernoch)

Luna Akira

Luna Akira

(House of Avalanx), produtora cultural e multiartista, é fundadora da International Pioneer House of Avalanx (A.v.A). É também criadora do Projeto Vogue For Life (VFL).
(Foto: Acervo Pessoal)

Elvis Justino Stronger

Elvis Justino Stronger

Escritor, diretor adjunto da Parada LGBT de São Paulo. Conselheiro titular do Condepe. Coordenador das Paradas da Periferia. Representante político da Família Stronger. Membra da Revolta da Lâmpada.
(Foto: Acevo Pessoal)

Bruno Coletivo JAMAC

Bruno Coletivo JAMAC

Educador e artista visual. Doutorando em Artes Visuais pela UFMG. Mestre em Estudos Interdisciplinares Latino-Americanos (UNILA/PR).
(Foto: Acervo Pessoal)

Bruna Benevides

Bruna Benevides

Travesti, feminista e Secretária de articulação política da ANTRA. Coordenadora adjunta da Clínica Jurídica LGBTQIA+/UFF.
(Foto: Acervo Pessoal)

Keila Simpson

Keila Simpson

(ANTRA), travesti. Atual presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais - ANTRA, secretária adjunta da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis Transexuais e Intersexuais - ABGLT.
(Foto: Acervo Pesssoal)

Data

30/08/2022 a 31/08/2022

Dias e Horários

Terça e Quarta, 14h às 18h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/7, até o dia 29/8.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora