Curso On-Line
Ciclo Hélio Oiticica
Voltar para o início

Programa
O ciclo aborda a trajetória singular e múltipla de Hélio Oiticica, a partir de suas reflexões e proposições artísticas, bem como a partir dos processos curatoriais e de institucionalização de sua obra.
O ciclo está organizado em 4 encontros, em que Celso Favaretto, Paula Braga, Tania Rivera e Bia Morgado discutirão o pensamento e a materialidade sensível que constituíram a imaginação ética, estética e política proposta ao mundo por Hélio Oiticica.
07/5 - A crítica da cultura em Hélio Oiticica.
A atividade artística de Hélio Oiticica, que redimensionam e transfiguram a ideia e os processos de arte, define, através de uma sequência de proposições, textos e entrevistas, uma posição estética e ético-política, configurando uma singular e radical crítica da cultura, marcante na situação brasileira dos anos 60/70.
Com Celso Favaretto.
14/5 - Hélio Oiticica e a cor da MÚSICA.
A metafísica de artista de Hélio Oiticica parte do corpo para chegar à MÚSICA, estado de experiência e do fazer artístico que está para além do próprio corpo e da arte. No texto "O que Faço é MÚSICA", Oiticica define o termo MÚSICA como uma totalidade-mundo, que é representada em outros textos pela imagem da galáxia, com seus pontos luminosos, e pelo conceito de Mundo-Abrigo, espaço estético preenchido por invenções de artistas de vários lugares e épocas e que, apesar de ser tratado como espaço, flutua ao redor do mundo sensível e do tempo, como uma outra dimensão.
Com Paula Braga.
21/5 - Hélio Oiticica, a gente e o mundo.
Em uma anotação de 1960, o jovem Oiticica afirmava que "o que é preciso é que o mundo seja um mundo do homem e não um mundo do mundo". Ao longo dos vinte anos seguintes, sua obra constrói e reconstrói este mundo da gente em pensamento e materialidade sensível. Hoje, suas proposições convidam-nos a habitar esse mundo e também a propor, por nossa vez, outros mundos. Buscaremos nesta palestra explorar suas operações, que são simultaneamente subjetivas e políticas.
Com Tania Rivera.
28/5 - Expor Hélio Oiticica: desafios e estratégias curatoriais.
Hélio Oiticica argumentava que as poucas apresentações públicas das quais participou com suas obras foram tomadas como "experiências" inovadoras, autênticas e vividas. Nesta palestra, abordaremos situações em que o artista "testou" suas proposições ao organizar o contexto de exibição superando o modelo tradicional de "exposição" pelo de "manifestação ambiental". Em seguida, analisaremos os desafios, paradoxos e estratégias curatoriais para expor sua produção, tornada patrimônio cultural, em mostras póstumas, atravessadas pela tensão entre a dimensão experiencial, os protocolos museais e a lógica do mercado. Investigar a invenção de novos modos de (nos) expor à Oiticica "através do futuro" nos ajudará a compreender a natureza das disputas e negociações que vem levando instituições a repensarem seus modos estabelecidos de atuação.
Com Bia Morgado.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/4, até a véspera do início da atividade, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente 1 dia após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes

Paula Braga
Professora na UFABC. No mestrado em História da Arte, na University of Illinois, pesquisou a relação entre a obra de Hélio Oiticica e conceitos de Friedrich Nietzsche. O doutorado pelo Departamento de Filosofia da USP, resultou nos livros "Hélio Oiticica: singularidade, multiplicidade" (Perspectiva, 2013) e "Fios Soltos: a arte de Hélio Oiticica" (Perspectiva, 2007).
(Foto: SACT PROEC UFABC)

Tania Rivera
Doutora em Psicologia pela Université Catholique de Louvain. É professora do Departamento de Arte e do PPG em Estudos Contemporâneos das Artes da UFF.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bia Morgado
Mestre e doutora pela UFRJ com pesquisas relacionadas à poética de Hélio Oiticica. Realiza pós-doutorado no PPG em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
07/05/2021 a 28/05/2021
Dias e Horários
Sextas, 15h às 17h.
Curso 100% online
Inscrições a partir das 14h do dia 28/4, até o dia 4/5, enquanto houverem vagas.
Local
Em Casa