Curso On-Line
Ciclo Lugar de Jogo III Games e território: a diversidade modo on
Voltar para o início
Programa
Desde sua concepção, os videogames podem ser tomados como objetos culturais que colocam questões aos seus jogadores. Presentes na dimensão sociológica, ou seja, produzidos em função de provocar determinados sentidos, eles podem contribuir com práticas ativistas que discutem problemáticas relacionadas ao meio ambiente e territórios.
Como a produção de narrativas relacionadas à pauta ecológica pode contribuir para a formação de consciência social, sustentabilidade e produção de tecnologias que preservem o meio ambiente?
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade. Encaminhar e-mail para centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br e solicitar o cancelamento
Palestrantes
Tainá Felix
Pós-graduada em Gestão Cultural pelo SENAC-SP e Bacharel em Teatro pelo curso de Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP. Parecerista do Ministério da Cultura para o Edital de Transmídia e Games (2018). Atualmente é sócia da empresa Game e Arte, na qual desenvolve atividades socioeducativas com games. Produtora e roteirista dos afrogames: “A Nova Califórnia”, “Amora”, “É doce” e “Ilê”.
(Foto: Acervo Pessoal)
Anders Hentze
Country Manager do Instituto Cultural da Dinamarca (ICD), músico, nascido em 1968 na Dinamarca. Residente no Brasil desde 2012. Formado na The New School for Social Research/Mannes College of Music, New York 1997 (Fulbright Scholar), e no Conservatório de Música RMC, Copenhague 1992. Gerenciou dezenas de projetos interculturais de música, artes cênicas, arquitetura, audiovisual e literatura , e possui experiência extensiva de intercâmbio cultural Dinamarquesa-Brasileira. Coordenador do projeto Políticas da Natureza e do jogo " PON - A ilha dos Tatus".
(Foto: Acervo Pessoal)
Guilherme Meneses
Doutor e Mestre em Antropologia Social (USP); Bacharel em Ciências Sociais (USP) e Bacharel em Administração de Empresas (FGV). Sua tese de doutorado, "Nos caminhos do nixi pae: movimentos, transformações e cosmopolíticas", versa sobre o movimento recente de rituais de nixi pae (ayahuasca) dentro e fora das aldeias do povo Huni Kuin. É game designer, criador do premiado game Huni Kuin: Yube Baitana (os caminhos da jiboia) e Huni Kuin: Beya Xinã Bena (novos tempos). Atualmente é o responsável legal da Associação Povos da Terra - APOTI e coordenador da Multiversidade da Floresta.
(Foto: Acervo Pessoal)
Isaka Kaxinawa
Osvaldo Manduca Mateus Kaxinawá (Isaka) é liderança indígena da aldeia São Joaquim/Centro de Memórias. Professor escolar, coordenador do coletivo Beya Xinã Bena (Cultura Novo Tempo) e do Ponto de Cultura de sua aldeia. Já realizou filmes como "Txirin, o batismo do gavião" e o game "Huni Kuin: Yube Baitana", do qual foi o Coordenador Indígena e representante em apresentações do projeto fora da Terra Indígena. Isaka também trabalha com a destilação de aromas e essências da floresta a partir de técnicas de espagiria, naturologia e aromaterapia, produzindo óleos, hidrolatos e pomadas com as medicinas da floresta.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
16/09/2022 a 16/09/2022
Dias e Horários
Sexta, 16h às 18h.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 15/9.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Zoom