Atividades

A relação entre territórios, pautas sócio-politicas e ambientais na produção de jogos

Curso On-Line
Ciclo Lugar de Jogo III Onde joga? Lugares não-convencionais do jogo

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Programa

Buscando alternativas ao modelo hegemônico e excludente da indústria dos videogames, alguns grupos constroem em torno de comunidades historicamente marginalizadas verdadeiras possibilidades de reivindicação de seu protagonismo a partir da criação de jogos.

Pensando na construção de comunidades inclusivas e no jogo enquanto espaço público e no bem-estar coletivo, como estes espaços podem ser acionadas na produção e circulação de suas próprias tecnologias? De que forma minorias historicamente marginalizadas podem se apropriar de técnicas, formatos e contarem suas próprias histórias e, claro, colher os frutos de seu trabalho?

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade. Encaminhar e-mail para centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br e solicitar o cancelamento

Palestrantes

Daniel Luis

Daniel Luis

Formado pelo Ponto de Cultura Coco de Umbigada em 2004, durante o curso de formação em software livre do programa Governo Eletrônico GESAC. Segue atuando diretamente no suporte tecnológico das atividades desenvolvidas pelo ponto de cultura. Durante o processo, participou como professor de cursos de formação em desenvolvimento de games, para jovens em situação de vulnerabilidade social. Também atuou como pesquisador e desenvolvedor de novas tecnologias junto ao coletivo Contos de Ifá, que desde 2010 desenvolve tecnologia para o conhecimento e formação de novos jovens, possibilitando uma nova perspectiva de mercado, associado à área do conhecimento tecnológico.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mariana Brecht

Mariana Brecht

Roteirista, escritora e designer de narrativas, autora do jogo-livro de poemas "Labirinto" (Editora Jandaíra, 2021) e do romance "Brazza" (Editora Moinhos, 2021, finalista do Prêmio São Paulo). Trabalha atualmente em Afterverse, estúdio de games produtor do PK XD. Assinou também o design de narrativas de "A Linha", primeira obra brasileira contemplada  com um Primetime Emmy. Nascida em São Roque-SP, é formada em Audiovisual pela ECA-USP. Em algum lugar entre os jogos digitais e a poesia, ela vive encontrando maneiras de reinventar sua voz.
(Foto: Acervo Pessoal)

Kao Tokio

Kao Tokio

Graduado em Artes Cênicas e Educação Artística pelo Centro Universitário de Belas Artes, com especialização em Mídias Interativas, pelo Senac de São Paulo. Realizou como idealizador e curador a 1ª Mostra de Games Brasileiros, em 2004, no Sesc SP, onde também atua como agente cultural. É jornalista de games há quinze anos, com passagem por veículos como Geek Digital, Game Cultura, Gamestorming e CS:Games/PUC-SP, entre outros. É editor de conteúdo do site Drops de Jogos, apresentador dos programas Coruja Talk e Drops de Jogos TV e pesquisador sobre Cultura de Games.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

30/09/2022 a 30/09/2022

Dias e Horários

Sexta, 16h às 18h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 29/9.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

R$ 4,50 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 7,50 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 15,00 - inteira

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