Atividades

Rever a prateleira de escolhas, abrir o baú de não-escolhas e fazer outra Educação. 

Curso Presencial
Ciclo Visões, Movimentos e Mudanças em Educação

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Programa

Completar 200 anos de independência inspira aos brasileiros reflexões sobre o momento presente, ponte entre passados contemplados e futuros possíveis. Equívocos, limitações e fragilidades podem assombrar a festa, mas vale reconhecer e provocar potências para valorizar protagonismos, reduzir desigualdades, reconhecer singularidades e abrir espaços para novos percursos.

Em sintonia com esse reconhecimento de potências há quem proponha uma nova construção social de aprendizagem, que tem centro nas práticas pedagógicas, mas que se relaciona com temas como a escolarização, as relações pessoais, a constituição do tecido social e a visão planetária. Essa visão aprofunda a crítica ao que se compreende por educação, e distancia o movimento de inovação de conotações meramente teóricas, metodológicas ou de apropriação tecnológica.

Em qualquer abordagem sobre o tema, é recorrente a menção ao professor José Pacheco, co-criador da história de projeção da Escola da Ponte, português que se tornou referência por defender uma "ousadia responsável" para a educação. Em 2005, quando ainda estreitava seus laços com nosso país, José Pacheco assinou artigo na grande imprensa sob o título "As Escolas Invisíveis", em que apontava que "o Brasil desconhece o que tem de melhor. Uma reforma silenciosa, marginal, está acontecendo por aí." Será Pacheco mais um viajante lusitano a descobrir o Brasil? Pois em suas andanças atuais, prossegue afirmando que os melhores educadores estão por aqui, onde já existe a educação que vai impactar as práticas no mundo inteiro.

Seja entre "românticos conspiradores" que aglutinou, seja nas Conanes (Conferências Nacionais de Alternativas para a Nova Educação), seja na Rede de Inovação na Educação Básica promovida pelo MEC em 2015, ou junto a incontáveis secretarias de educação estaduais e municipais, José Pacheco caminha ainda entre invisibilidades arcaicas, olhares do presente e visões de futuro.

O Ciclo Visões, Movimentos e Mudanças em Educação propõe abrir caminhos, principiando nos sujeitos - seus desejos, suas histórias, seus talentos - e estimulando sua ação junto a equipes, organizações e movimentos que possam desdobrar esses potenciais em acontecimentos inaugurantes e instituintes.

O Programa será realizado em três encontros nos turnos da manhã e da tarde. As manhãs serão reservadas a provocações e sensibilizações, conduzidas por ativistas mobilizados na transformação da educação - José Pacheco, Helena Singer e Tina Carvalho; em cada tarde haverá vivências lúdicas e criativas no Ateliê Aberto de Sensibilidade, para produção coletiva relacionada ao tema do dia.

O Ateliê reúne estações interativas nas quais os participantes são convidados a exercer a criatividade para superar impasses e inventar caminhos diante de cada situação apresentada. Nesse percurso são usados estímulos das artes visuais, da teatralização, da poesia e da música para compor um ambiente sensível e criativo, convidando à percepção e à expressão própria.  
 
Programação:  
 
31/01.
Ativando os sentidos e dialogando com o presente e o futuro da educação
Por que mudar? O que impulsiona e o que é obstáculo? Qual o incentivo? Onde já acontece?
A partir de um educador-aprendiz, dialoga-se sobre o que o mantém onde está e como é, que forças o impulsionam e tensionam.
Mote para o Ateliê: Construindo o educador-aprendiz - como Gepetos da atualidade.
10 às 12h - José Pacheco
14 às 17h - Mauro Rego e Valéria Rôças.
 
01/02

Revendo a educação que habita em nós.
O que levar na mudança? O que deixar?
Como é a escola que sobreviveu em cada um de nós? Quais as perguntas na educação são colocadas para baixo do tapete? Como promover mudanças nos condicionamentos e tensões?
Mote para o Ateliê: O labirinto na ilha e os fios a seguir.
10 às 12h - Tina Carvalho
14 às 17h - Mauro Rego e Valéria Rôças
 
02/03
Caminhantes se encontram; caminho se faz ao caminhar.
Como encontrar com quem ir? Para onde ir? O que fazer no percurso?
O que experiências reais contam sobre processos de mudança. Casos de sucesso e de fracasso, obstáculos, pontos de apoio.
Mote para o Ateliê: Vislumbres, inspirações, contágios.
10 às 12h - Helena Singer
14 às 17h - Mauro Rego e Valéria Rôças
 
Com José Pacheco, mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal). Idealizador da Escola da Ponte, referência mundial em inovação. Coordenou o projeto "Fazer a Ponte", de 1976 a 2004, 1º Prêmio do "Concurso Experiências Inovadoras no Ensino", promovido pelo Ministério da Educação de Portugal. Foi membro do Conselho Nacional de Educação. Em 2005, com o título de notório especialista, passou a residir no Brasil, mobilizando educadores que acreditam em uma educação transformadora e democrática. No IBICT coordenou a pesquisa sobre indicadores de boa qualidade da educação no Distrito Federal. No MEC integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade na Educação Básica. Autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática. Atualmente apoia Secretarias Municipais de Educação no Brasil e Agrupamentos em Portugal pela inovação pedagógica e transformação na educação.
 
Com Tina Carvalho, agente de transformação da Educação. Designer pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, pedagoga pela Universidade Paulista, especialista em Imaginário Infantil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista. Atua no Programa Educação Humanizada, Integral em Comunidades de Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes/SP, por uma nova construção social de aprendizagem e educação. Integra a equipe de colaboradores da implantação de comunidades de aprendizagem liderada pelo professor José Pacheco.
 
Helena Singer, doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com
pós-doutorado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Diversidade da Universidade Estadual de Campinas (LEPED-Unicamp).
Líder da Estratégia de Juventude América Latina na Ashoka. Consultora em projetos de pesquisa e formação em educação e inovação social. Como Assessora Especial no MEC, presidiu a iniciativa por Inovação e Criatividade na Educação Básica em 2015. Foi Assessora Especial do Ministro da Educação (2015), diretora da Cidade Escola Aprendiz e chefe do Departamento de Ações Estratégicas e Inovação do Sesc Nacional. É autora de vários livros e artigos sobre educação e direitos humanos publicados no Brasil e no exterior.
 
Mauro Lopez Rego, diretor da Confluência Desenvolvimento Humano. Engenheiro de Comunicações pelo IME e Gestor. Pós-graduado em Gerência e Planejamento de Projetos pela UFAC e mestre em Administração pela FGV Rio. Pós-graduando em Gestão da Inovação na Escola, pelo Instituto Singularidades. Professor e arte-educador. Ativista da educação inovadora e da humanização em saúde. Integra a equipe de colaboradores da implantação de comunidades de aprendizagem liderada pelo professor José Pacheco. Autor do livro Conversa & Cura: desfiando e desafiando histórias, em parceria com Valéria Rôças (Editora Kyron).
 
Valéria Rôças, diretora da Confluência Desenvolvimento Humano. Odontóloga sanitarista, educadora em Saúde e professora. Formada em magistério pelo IERJ e em Odontologia pela FOV. Especialista em Saúde Coletiva pela ENSP e em Gestão em Saúde da Família pela UERJ, concentrando seu interesse em saúde coletiva. Ativista da humanização em saúde e educação inovadora. Integra a equipe de colaboradores da implantação de comunidades de aprendizagem liderada pelo professor José Pacheco. Autora do livro Conversa & Cura: desfiando e desafiando histórias, em parceria com Mauro Rego (Editora Kyron).

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 20/12 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Data

31/01/2023 a 02/02/2023

Dias e Horários

Terça à Quinta, das 10h às 18h

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira