Curso Presencial
Cidade (Dis) Sonante: culturas sonoras em São Paulo (século XIX e XX)
Voltar para o início
Programa
O início do século XX registrou uma inusitada metamorfose no horizonte sonoro contemporâneo. Nos grandes centros urbanos o regime de produção e recepção dos sons estava em transição para uma outra ordem associada a novas culturas e sensibilidades sonoras, sem que isso significasse demover completamente as antigas práticas ainda em uso.
A cidade de São Paulo apareceu como um privilegiado laboratório de elaboração cultural deste incrível processo modernizador. A extraordinária miscelânea cultural que ali se estabeleceu, permitiram o aparecimento de um panorama sonoro e musical bastante fragmentado e de múltiplas características.
Essa surpreendente dinâmica cultural em escala metropolitana movimentava as rumorosas ruas centrais da cidade, invadidas cotidianamente pelos gritos e algazarras dos trabalhadores de calçada e os sons de centenas de ambulantes e pregoeiros.
Nelas os ruídos das máquinas modernas disputavam espaço com os relinchos, zurros, mugidos, latidos e cacarejos de centenas de animais. Muitas vezes as vias paulistanas eram ocupadas por dezenas de bandas com seus vibrantes "pa, pa, pa, pum" e "ta, ra, ta, tchim", como identificou Mário de Andrade.
Os animados teatros e os movimentados salões musicais apresentavam todos os tipos de vozes, dicções e gêneros. As taciturnas igrejas católicas ainda mantinham ambiente para práticas musicais permanentes. Os tradicionais pianos e vozes já conviviam com outros tipos de instrumentos, principalmente os violões e os violonistas de várias características e formação.
Toda essa incrível força sonora foi absorvida de diversos modos pelas nascentes indústria fonográfica e radiofônica, que de maneira estonteante captaram, registraram e difundiram esse universo para patamares ainda desconhecidos, mudando definitivamente as sensibilidades e culturas sonoras. Este curso pretende justamente identificar e discutir alguns aspectos desta rica história da cultura sonora, especialmente da cidade de São Paulo, permitindo ao leitor penetrar e escutar um pouco desse passado.
Organizador: José Geraldo Vinci de Moraes
Cronograma
14/3
Uma introdução ao tema: história, sons e música em São Paulo
Com José Geraldo Vinci de Moraes.
16/3
Aula 1: "Aspectos da cidade (dis) sonante"
Com José Geraldo Vinci de Moraes.
21/3
Aula 2: "O comércio fonográfico em São Paulo no começo do século XX"
Com Juliana Pérez González.
23/3
Aula 3: "Cultura radiofônica e produção musical em São Paulo nos anos 1930 e 1940"
Com Giuliana Lima.
28/3
Aula 4: "Zoo-sonoridade urbanas. Os animais e seus sons na São Paulo ruidosa e musical"
Com Nelson Aprobato Filho.
30/3
Aula 5: "A música de André da Silva Gomes (1752-1844): memória, esquecimento e restauração"
Com Paulo Castagna.
4/4
Aula 6: "Uma babel nos palcos. O teatro musicado"
Com Virgínia Bessa.
6/4
Aula 7: "Violão paulistano: repertório e práticas no início do século XX"
Com Flavia Prando.
11/4
Aula 8: "Barbosinha, entre malocas, engraxates e Demônios"
Com André Santos.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
Paulo Castagna
Professor do Instituto de Artes da UNESP. Bacharel e Mestre em Música pela ECA-USP e Doutor em História Social USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Nelson Aprobato Filho
Doutor, mestre e graduado em História pela USP, instituição na qual também realizou pós-doutorado.
(Foto: Acervo Pessoal)
Giuliana Souza de Lima
Doutora e mestre em História FFLCH-USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
José Geraldo Vinci de Moraes
Professor Livre-Docente do departamento de História da USP, com pós-doutorado na Université Paris-Ouest Nanterre.
(Foto: Acervo Pessoal)
Juliana Perez Gonzalez
Historiadora colombiana, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Autora do livro Las historias de la música en Hispanoamérica (2010). Atualmente, é investigadora no INET-md, da Universidade de Aveiro (Portugal), no projeto "Liber|Sound: Práticas inovadoras de arquivamento para a libertação da memória sonora".
(Foto: Acervo Pessoal)
Flavia Prando
Doutora e mestre em música pela Eca-usp e bacharel em música pela UNESP, é pesquisadora do CPF-SESC, e regente convidada da Camerata Infanto Juvenil do Projeto Guri.
(Foto: Yula Marjorie Ribeiro)
Virgínia de Almeida Bessa
Licenciada em História e em Música e doutora em História Social pela USP, em cotutela com a Universidade Paris Nanterre.
André de Oliveira Santos
Doutor e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).
Data
14/03/2023 a 11/04/2023
Dias e Horários
Terças e quintas, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 13/3.
Enquanto houver vagas.