Atividades

Uma perspectiva a partir dos Calon de Minas Gerais

Curso On-Line
Ciganos e a política de reconhecimento no Brasil

Voltar para o início Ciganos e a política de reconhecimento no Brasil

Programa

A palestra busca apresentar uma perspectiva do processo de visibilização das comunidades ciganas no Brasil a partir da pesquisa documental e etnográfica junto a algumas comunidades calon que vivem na região metropolitana da cidade de Belo Horizonte. 

 

Esta experiência mostra como este processo está atrelado a um contexto mais amplo de reconhecimento étnico e de direitos para povos e comunidades tradicionais. Neste contexto específico, defendemos que é a incorporação dos ciganos no conceito de povos e comunidades tradicionais que vai permitir, de forma inédita,  que disputas fundiárias envolvendo povos ciganos sejam tratadas como direitos coletivos ao território. 

 

O objetivo central desta apresentação é mostrar as implicações decorrentes deste enquadramento em três demandas coletivas pelo reconhecimento de direitos fundiários para os ciganos calon no período entre 2013-2020. Estes casos se mostram exemplares na medida em que envolveram a acomodação da situação fundiária cigana pelo arcabouço jurídico brasileiro, reconhecendo, ao final, o direito territorial das comunidades calon. 

 

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

 

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

 

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

 

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

 

*Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

 

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Helena Dolabela

Helena Dolabela

Advogada, doutora em Antropologia pela UFMG. Membro do Núcleo de Estudos sobre Populações Indígenas, Quilombolas e Tradicionais (NUQ/UFMG). Diretora-assistente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável. Realiza assessoria jurídica para povos e comunidades tradicionais.

 

(Foto: Acervo Pessoal)

 

Data

10/03/2022 a 10/03/2022

Dias e Horários

Quinta, das 15h30 às 17h30

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 23/2, até o dia 08/3.

Enquanto houver vagas.

Local

Valores

Grátis