Curso Presencial
Ciganos na Romênia: da escravidão ao apogeu musical
Voltar para o início

Programa
Nesta atividade visitaremos as imbricações entre as dimensões sociais e musicais envolvendo as populações ciganas na Romênia. Iniciando no século 14, abordaremos a história dos lautari, ciganos músicos escravizados, que serviam à nobreza da Valáquia e da Moldávia. Visitaremos as influências que marcaram seus diálogos musicais, bem como, os gêneros vocais e instrumentais dos quais foram protagonistas.
Abordaremos o desenvolvimento da manea, canção popular otomana cujas raízes remetem ao século 16, reelaborada pelos ciganos romenos à época da transição política na Europa.
Ao final, ofereceremos uma experiência musical empírica, por meio da prática de texto, melodia e ritmo característicos da manele romena.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 20/12 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Guilherme Gul
Percussionista especialista em ritmos orientais. Foi aluno de Hossam Ramzy, sendo um dos herdeiros de seu legado no Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ivan Fritzen Andrade
Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como violinista e musicólogo no Baxtale! - Grupo de Pesquisa em Música Romani.
(Foto: Acervo pessoal)
Data
20/01/2023 a 20/01/2023
Dias e Horários
Dia 20/1, sexta, das 14h30 às 18h