Cildo Meireles - obra e trajetória em revista
Voltar para o início
Programa
O curso propõe uma leitura crítica do legado desse artista à luz de outros repertórios que são também ensejados pela arte em questão, como: a conturbada história brasileira desde os anos da ditadura civil-militar, um conjunto de conceitos advindos das ciências humanas e exatas, a aproximação com as razões arquitetônicas e urbanísticas e, logicamente, a relação simbiótica com o binômio "arte e política".
Programaticamente são definidos seis encontros semanais nos quais é construída uma ampla perspectiva crítica da obra, do legado e da trajetória do artista. No nosso entender, o número de aulas está em concordância com duas motivações principais: uma mirada histórica, crítica e didática de sua trajetória e uma estrutura temática e conceitual de suas abordagens enquanto artista. Também, dentro dessa investida, não se perde de vista uma leitura em amplitude internacional, dada a influência da produção desse artista no circuito global.
Ademais, e não menos importante, o curso acontece em paralelo à realização da exposição antológica e monográfica de Cildo Meireles, intitulada "Entrevendo" (Sesc Pompeia, 2019). A própria curadoria é uma parceria entre o professor Diego Matos e a curadora Júlia Rebouças. Essa mostra será então tema final das discussões em sala de aula e na visita guiada.
Programa
2/10 - Ponto de partida | Contexto, formação e trabalho, de meados dos anos 60 em diante.
9/10 - Conceitos | Espaço, tempo e situação (Modo e Meio, Inserções, "Fonômenos", Sinestesia, Blindhotland, entre outras questões).
16/10 - Lugar, iminência e deflagração | Instalações e amplitude especial e política da obra do artista.
23/10 - Síntese e razão crítica | Interpretações e fortuna crítica.
26/10 - Visita guiada à exposição Cildo Meireles: Entrevendo, no Sesc Pompeia.
30/10 - Entrevendo | O legado de Cildo Meireles e a construção de um novo sentido: apresentação conceitual do partido curatorial da exposição e a relação com o debate em torno da fortuna crítica sobre o artista e sua obra.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Atlas 1995. Cildo Meireles - Acervo Cildo Meireles)
Palestrantes

Diego Matos
Pesquisador, professor e curador. Doutor pela FAU/USP. Organizou com Guilherme Wisnik o livro "Cildo: estudos, espaços, tempo" (Ubu Editora, 2017). Ao lado de Julia Rebouças, foi curador da exposição "Entrevendo", uma mostra histórica e antológica de Cildo Meireles (Sesc Pompeia, 2019/2020).
(Foto: Everton Ballardin)
Bibliografia
MEIRELES, Cildo. Cildo Meireles (textos de Ronaldo Brito e Eudoro Augusto Macieira de Souza) [1981], Col. Arte Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.
KANAAL ART FOUNDATION. Cildo Meireles - Through/ Tunga - Lezarts. Kortrijk: Kanaal Art Foundation, 1989.
IVAM - Instituto Valenciano de Arte Moderna. Cildo Meireles. Valência: IVAM - Centre del Carme, 1995.
JAUKKURI, Maaretta (ed.). Cildo Meireles. Helsinki: Studio K., Kiasma Museum of Contemporary Art, 1999.
Data
02/10/2019 a 30/10/2019
Dias e Horários
Quartas, 10h30 às 13h.
26/10, Sábado, 10h30 às 13h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.